Dança de rua no Sete ao Entardecer
O premiado grupo Trem do Sul se apresenta na Fábrica Cultural, às 18h30min desta segunda. Entrada franca
O Sete ao Entardecer desta segunda-feira levará à Fábrica Cultural (Félix da Cunha, 952) as coreografias do Trem do Sul, um grupo de dança de rua de Pelotas que já ganhou o mundo. Como sempre, o projeto da Secult tem entrada franca. A apresentação começa às 18h30min.
Criado em 2002, por Paulo Renato Correa Monteiro, o grupo desenvolve um projeto na Escola Nossa Senhora dos Navegantes, com alunos, comunidade e voluntários. A coordenadora geral do grupo é a arquiteta e urbanista, graduada em Dança pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Débora Allemand.
Em 2004 o Trem do Sul começou a participar de concursos e apresentações fora do Estado. Participou durante quatro anos do Projeto Dança de Rua e várias premiações foram conquistadas, como: Destaque Melhor Grupo Juvenil de Dança de Rua no Festival Porto Alegre em Dança (agosto/2006); Destaque Melhor Bailarino entre todas as categorias para o integrante Wilson Oliveira, no Festival Santa Maria em Dança.
Em 2011, o grupo conquistou o terceiro lugar. no Festival Internacional de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo. Em 2013, participou do Justedebout, um campeonato de hip hop em duplas, em Paris, na França. No mesmo ano, após participar da Copa Sul Americana de Hip-Hop, o grupo conquistou a vaga para o Campeonato Mundial de Hip-Hop dance, realizado em agosto de 2014 em Las Vegas, nos Estados Unidos. O grupo representou a seleção brasileira de hip hop competindo com mais de 80 países.
As coreografias que serão apresentadas no projeto são as mesmas apresentadas em festivais de dança nacionais e internacionais:
*Coreografia Locking Brasil – o Locking foi uma dança criada no final da década de 1960, por Dom Campbell, nos Estados Unidos. A coreografia mostrará o locking através da malandragem dos brasileiros, misturando capoeira, samba e futebol.
*Coreografia um Maluco no Pedaço – baseado na série que conta a história de Will, personagem interpretada por Will Smith, um jovem de origem humilde que se muda para um luxuoso bairro na Califórnia. Após arrumar confusão com pessoas perigosas de seu bairro, na Filadélfia, a mãe de Will, temendo pelo futuro do filho, resolve mandá-lo para viver com sua irmã Vivian e seu cunhado Philip, um advogado que se tornou juiz e tem uma vida muito bem sucedida, moradores do bairro de Bel Air. Contudo por ser um garoto humilde e não ligar para os estudos, Will vive se comportando de maneira inadequada e provocando trapalhadas aos seus tios e primos na mansão.
Dançarinos: Francielen Teixeira da Silva; Luan Pereira de Pereira; Luis Henrique de Souza Silveira; Maiander Prestes da Silva; Shelda Mendes Ribeiro Costa;
Julia Gabriele Schwanz Monteiro; Thamires Renata Soares Macario; Ítalo Santana Neves;
Janaina Rodrigues Gutierres; Jean Lucas Leal; Emerson Pereira da Silva; Mikael Goulart Nunes; Paulo Renato Correa Monteiro; Tagner Mattos de Souza; Rosangela Maria Charão Teixeira; Adriane Mendes Costa; Gabriele Pereira Lopes; Mirka Fabiele Pereira Lopes;
Ana Caroline Schwanz.