Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

DANÇA TEATRO: “Terra de muitos chegares” no Teatro Cassiano

25 setembro
17:45 2014

No sábado  às 20h no teatro do Colégio Cassiano do Nascimento – av. Dom Joaquim 671 -, apresentação do núcleo “Tatá”

Por Carlos Cogoy

Espetáculo propõe reflexões acerca de questões da contemporaneidade CRÉDITO: Divulgação

Espetáculo propõe reflexões acerca de questões da contemporaneidade
CRÉDITO:
Divulgação

Amanhã acontecerá apresentação do espetáculo que, somente no segundo semestre de 2013, já foi assistido por mais de 2.500 pessoas. Nesta semana, a montagem “Terra de muitos chegares” foi exibida na 3ª Feira da Cara Preta no Mercado Público. Neste ano, participando do Festival Bageense de Teatro, o Tatá Núcleo de Dança-Teatro da UFPel, conquistou premiações nas categorias de melhor iluminação, direção e espetáculo. Em julho houve mini-turnê em Santa Catarina. E o grupo levou o espetáculo a Joinville e São Francisco do Sul. Para saber mais acesse: grupotata.blogspot.com.br

CASSIANO – A apresentação de sábado é parceria com o projeto Teatro Cassiano, cuja coordenação está a cargo de Chico Meirelles, Marta Troger e Lucineri Mattos. O projeto é iniciativa do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, com o apoio da diretora Simone Vareira de Castro. O ingresso antecipado para amanhã tem o custo de R$5,00.

Montagem da UFPel já teve apresentações em Santa Catarina  CRÉDITO: Marcelo Soares

Montagem da UFPel já teve apresentações em Santa Catarina
CRÉDITO:
Marcelo Soares

CONTEMPORÂNEO – A direção de “Terra de muitos chegares” é de Maria Falkembach, e o núcleo divulga: “O Tatá tem como objetivo difundir a dança contemporânea, promover a arte-educação e contribuir com a formação de público, sendo composto por alunos dos cursos de dança, teatro, administração e jornalismo da UFPel. O espetáculo ‘Terra de Muitos Chegares’ apresenta uma linguagem cênica para expressar a ideia de que somos fruto do cruzamento de chegares e culturas em movimento. Busca expressar os sentimentos, experiências e reflexões do grupo, referentes à identidade, multiculturalidade, intertransculturalidade, complexidade, diferença, o estrangeiro, o outro, acolhimentos, nascimentos, entre outras perspectivas que surgem nos ensaios do grupo. Provocando assim, no âmbito escolar, discussões da contemporaneidade – tolerância, diferença, preconceito, bullying – em direção a uma educação para a paz. A partir da experimentação de linguagens, resgata raízes a partir da sensibilização do espectador e da sua identificação (ou diferença) com essa terra de muitos chegares que cada um é”.

INTÉRPRETES-CRIADORES: Camila Samara; Flávio de Lima; Gessi Könzgen; Higor de Carvalho; Jão Cruz; Melissa Vieira; Mario Madeira; Paula Zanini; Raíssa Bandeira; Rui Dutra.

EQUIPE: dramaturgia, direção e concepção coreográfica de Maria Falkembach; direção musical, trilha e preparação vocal de Leandro Maia; ensaiadora GessiKönzgen; griô Dilermando Freitas na oficina de sopapo; iluminação de Daniel Furtado; figurinista Manuela Gastal; estagiários de figurinos Julia Moura e Mauricio Guidotti; costureira Larissa Martins; produção executiva de Gabriela Ferreyra; assessoria de comunicação com Lizandra Vilela.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções