DANDÔ CIRCUITO DE MÚSICA : Joaci Ornelas na Casa do Trabalhador
Sexta às 20h, som mineiro de Joaci Ornelas no “Dandô Circuito de Música Dércio Marques”. Abertura com Teresa Ferlauto
Por Carlos Cogoy
No Dizer do Sertão é o novo disco solo do mineiro Joaci Ornelas. Lançado neste ano, o trabalho “é resultado de dedicação à música, pesquisas e vivências com participações em atividades culturais, tradicionais de mestres violeiros, tocadores e foliões. As manifestações acontecem em comunidades rurais no vale do São Francisco em Minas Gerais”. Um pouco do trabalho telúrico do cantador, violeiro, compositor e instrumentista, que sexta estará tocando em Pelotas. Às 20h, integrando o calendário de apresentações do “DANDÔ Circuito de Música Dércio Marques”, Ornelas cantará na Casa do Trabalhador – rua Santa Cruz 2.454. A anfitriã, artista que fará a abertura, será a cantora Teresa Ferlauto. A realização é do grupo Tril#os, com apoio de ECO restaurante e café, 24º Núcleo do CPERS, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, Sindicato da Alimentação, Sindicato dos Bancários e Adufpel. INGRESSO: R$10,00
TRAJETÓRIA – Ornelas é natural de Salinas no Vale do Jequitinhonha. Desde 1980 reside em Belo Horizonte, onde estudou violão, teoria musical, harmonia e história da música. Sua influência artística está nos mestres e foliões do norte de Minas Gerais. Como referência, divulga os mestres violeiros Zé Coco do Riacho, Tião Carreiro e Renato Andrade. A viola é a base de sua música, tanto na interpretação de modas, cantigas e batuques, quanto nas composições próprias. Com Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães, Ornelas foi um dos fundadores do grupo “Vivaviola”. Conforme divulgação: “O Vivaviola é um movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais e tem dois CDs gravados: ‘Viva a Cantoria’ lançado em 2014 no teatro Bradesco em Belo Horizonte, e nas cidades de Uberlândia, Parati e São Paulo. Também o ‘VivaViola, sessenta cordas em movimento’, lançado no grande teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte em Abril há seis anos”. Em 2006, Ornelas gravou o CD “Andejo”, que reúne músicas próprias e também em parceria com o poeta e escritor João Evangelista Rodrigues. Em 2008, o músico coordenou o 1º Seminário Nacional de Viola Caipira. Também já produziu os discos “Foliões e Tocadores”, e “O congado em Bom Jesus de Matozinhos”.
REGIÃO – Sábado às 21h no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas – bairro Jayme Pons -, apresentação de Ornelas em Pedro Osório. Como anfitrião, Alexandre Prestes Souza. Apoio da Prefeitura de Pedro Osório.