Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Daniel Furtado interpretará “Sem Ana” com a linguagem da dança-teatro

Daniel Furtado interpretará “Sem Ana” com a linguagem da dança-teatro
28 outubro
17:39 2016

Espetáculo baseado em conto de Caio Fernando Abreu

ator Daniel Furtado.jpg

Daniel Furtado interpretará “Sem Ana” com a linguagem da dança-teatro

Sábado e domingo, e dias 5 e 6 de novembro, com início às 20h, apresentações do espetáculo solo “Sem Ana”. A interpretação é do ator Daniel Furtado, que também realizou a “transcriação” do conto “Sem Ana, Blues” de Caio Fernando Abreu. A montagem integra o projeto “20 anos sem Caio”, que homenageia o autor de “Morangos Mofados”. A concepção do espetáculo é de Daniel Furtado, e a assistência de direção é de Maria Falkembach. O cenário foi criado por Helene Sacco, e a produção executiva está a cargo de June Martino. O projeto conta com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA). Como local, a sala Carmem Biasoli à rua Alm. Barroso 301. Serão disponibilizadas apenas quarentas senhas, que deverão ser retiradas meia hora antes da apresentação. ENTRADA FRANCA.

ESPETÁCULO – Daniel acrescenta: “O solo tem como base a linguagem da dança-teatro, onde texto, movimento, dança e interpretação se fundem para contar a história. O texto fala sobre o amor, a perda e o sempre difícil recomeço, e o espetáculo busca, através de uma montagem intimista, que valoriza o contato direto com o público, falar diretamente aos corações dos espectadores, expondo experiências e emoções que são comuns a todos nós”.

TRANSCRIAÇÃO é o conceito que Daniel Furtado, docente na UFPel, desenvolvou na pesquisa de mestrado na UFMG. “A passagem de um texto narrativo para a cena teatral é mais amplo e complexo que uma adaptação. Trata-se de um processo de criação, de tradução entre linguagens diferentes, a literária e a do palco, daí transcriação, termo criado por Haroldo de Campos para se referir à tradução poética”, diz. A pesquisa de Daniel está publicada em livro.

20 ANOS sem Caio foi projeto conjunto da UFPel e FURG, com atividades em setembro. Houve oficinas, palestras e mesas-redondas. Como parte do projeto, dia 9 às 19h na Feira do Livro, será lançado “Do texto à cena – transcriações da obra de Caio Fernando Abreu”.

(C0G0Y)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções