DANOS DA CHUVA : Trânsito complicado nos acessos da Colônia Z-3 e Pontal da Barra
As chuvas de julho, que alcançaram o volume de 290 milímetros – mais do que o dobro previsto para todo o mês, que é de 125 milímetros –, causaram problemas e restrições nos acessos à Colônia de Pescadores Z-3 e ao Pontal da Barra.
Na Z-3, tanto na estrada como na Colônia, buracos represaram a água. Em alguns pontos, veículos pequenos encontram dificuldades para travessia, mas não há interrupções do trânsito. Como medida emergencial, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) abre dutos nas vias, para escoamento das águas para as laterais.
“O solo daquela região é arenoso. É normal e previsto que dias consecutivos de chuva constante danifiquem bastante as vias. O tempo instável e o terreno encharcado impedem ações definitivas da Secretaria. A colocação de material para nivelar o leito da estrada será realizada com prioridade, assim que o tempo e o terreno permitirem”, comenta o secretário Jair Seidel que, com equipe técnica, fez vistoria no local.
No Pontal da Barra, a estrada de acesso perdeu grande volume de material de pavimentação. A erosão deixou trechos estreitos de pista. Em alguns pontos, só é possível a passagem de um veículo de cada vez.
O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Jéferson Dutra, comenta que a estrada terá de ser refeita em muitos pontos, quando o tempo firmar. Dutra informa que a prioridade da Secretaria é recompor as vias que são itinerário do transporte coletivo, para que o maior número possível de pessoas tenha o deslocamento facilitado e com menos transtornos até as paradas de ônibus.