DE BOM TAMANHO : Empate na prévia da final
Na prévia da final da Copa Luiz Fernando Costa, Lajeadense e Pelotas empataram por 1 a 1, neste domingo, na Arena Alviazul, em Lajeado. O jogo fechou a primeira fase da Valmir Louruz. O Lobão ficou com a segunda colocação do Grupo Sul e vai reencontrar o Inter B nas semifinais.
Na partida de ontem, o técnico Paulo Porto escalou os reservas. Já o Lajeadense aproveitou o time B, porque o principal também jogou na tarde deste domingo diante do Central, em Caruaru, no Pernambuco, vencendo por 2 a 1. O resultado garantiu a equipe gaúcha nas quartas de final da Série D do Brasileiro – ou seja, está a dois jogos do acesso para a Série C. Isso pode determinar que os titulares não sejam usados nas finais da Luiz Fernando Costa nos dias 7 e 14 de outubro.
Paulo Porto acredita que o Lajeadense possa usar a equipe principal na partida de quarta-feira, em Lajeado, tentando garantir uma vantagem neste confronto no torneio estadual, que vale, além do título, uma vaga na Copa do Brasil de 2016. Já a partida de volta, na Boca do Lobo, deve ocorrer no intervalo das duas partidas decisivas do Lajeadense na Série D contra o River do Piauí. De qualquer forma, o Pelotas vai enfrentar um adversário que está envolvido numa decisão maior.
JOGO – Cedo na partida deste domingo, o Pelotas saiu na frente. O gol foi originado por uma jogada de troca de passes entre Gilian, Adilson Bahia e Giovane Gomes. O atacante desviou do goleiro: 1 a 0. O Lajeadense chegou ao empate, aos 36, com Batista, aproveitando-se de um erro do sistema defensivo áureo-cerúleo.
No segundo tempo, a partida se manteve equilibrada, mas acabou sem vencedor. As emoções ficam para as próximas partidas entre Pelotas e Lajeadense.
Pelotas e Inter repetem duelo em semifinal
Pelotas e Inter B já se enfrentaram nas semifinais da Copa Luiz Fernando Costa. E agora vão se reencontrar nas semifinais do Grupo Sul da Valmir Louruz. Como na outra competição, o primeiro jogo será na Boca do Lobo – provavelmente, domingo -, e o segundo na Morada dos Quero-Queros em Alvorada. Na outra semifinal haverá o confronto entre São José e Lajeadense (também repetindo a semifinal da Luiz Fernando Costa).
O time pelotense terminou a fase classificatória na terceira colocação, com 12 pontos. O Inter manteve a segunda posição. Somou 14 pontos. O Zequinha ficou com a primeira colocação, com 15, e vai enfrentar o Lajeadense, quarto colocado, com nove.
Os vencedores das semifinais vão decidir o título da região. Quem for campeão garante vaga no quadrangular da Supercopa Gaúcha, cujo vencedor assegura vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2016.
O Pelotas já enfrentou o Inter em quatro oportunidades neste segundo semestre. Pela primeira fase da Valmir Louruz houve empate por 1 a 1 na Boca do Lobo e vitória colorada por 2 a 1 em Alvorada. Já nas semifinais da Luiz Fernando Costa, o Lobão ganhou duas vezes: 4 a 1 em casa e 1 a 0 na Morada dos Quero-Queros.
OUTROS GRUPOS – Os confrontos da Região Norte estão definidos. O Marau enfrenta o Novo Hamburgo, que se classificou como melhor quinto colocado entre os grupos Sul e Metropolitana. O União Frederiquense joga com o Palmeirense. Na Região Metropolitana, os cruzamentos dependem dos resultados de quarta-feira, mas os classificados estão definidos: Grêmio, Cruzeiro, Brasil/FAR e Juventude.
LAJEADENSE (1)
Jonathan; Juninho, Eduardo, Du e Higor; Matheus Costa (Léo), Fernando Urnau, Ricardo Maria (Mailon), Batista (Gustavo) e Quaresma (Roger); Lima. Técnico: Serginho.
PELOTAS (1)
Rafael; Itaqui (Johnatan), Stevys, Jonathas Costa e Brida; João Paulo, Mateus Cancian, Gilian (Carlos Gato), Tinga e Adilson Bahia (Kairon); Giovane Gomes. Técnico: Paulo Porto.
Local: Arena Alviazul, em Lajeado. Árbitro: Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral; assistentes: Andressa Vanni Mocelin e Claiton Timm. Cartões amarelos: Ricardo Maria e Du (L); João Paulo, Jonathas Costa, Adilson Bahia, Itaqui, Johnatan e Cancian (P). Gols: Giovane Gomes (6min) e Fernando Urnau (36min do primeiro tempo).