DECISIVO : Rafinha faz o que os outros perdem
Com os dois gols marcados na vitória por 2 a 0 diante do Paraná, terça-feira, no Bento Freitas, Rafinha assumiu a artilharia do Brasil no Campeonato Brasileiro da Série B. O camisa 10 tem oito gols – um a mais do que Lincom. Também quebrou o jejum de gol e vitória da equipe rubro-negra. Sem vencer há cinco jogos, o Xavante não tinha balançado a rede adversária nos dois últimos jogos. Tinha feito apenas três em sete partidas.
Num time em que gol é artigo de luxo, Rafinha possui o talento que falta aos demais meias-atacantes do Brasil. Dos outros meias, que se revezam no time, Marquinhos marcou quatro (e muitas chances desperdiçadas). Misael tem apenas um gol. Cassiano, Juninho e Elias não conseguiram ainda comemorar a com a torcida rubro-negra. Bruno Lopes e Wagner, que já foram embora do clube, fizeram um gol cada um deles.
Rafinha tem metade dos gols do artilheiro da Série B – Mazinho, do Oeste, chegou a 16 gols na rodada passada. O meia não marcava desde o dia 16 de setembro, quando também fez dois – vitória diante do CRB, no Bento Freitas. Nesse intervalo de tempo, o jogador sofreu uma lesão e andou sendo preterido pelo técnico Clemer. Para poder participar da partida decisiva de terça-feira, ele desistiu de ir a São Paulo para acompanhar o nascimento de seu filho.
Depois de ter sido destaque na vitória diante do Paraná, Rafinha vai ser desfalque no jogo de sábado contra o Paysandu, em Belém do Pará. Outros três também estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo: os laterais Eder Sciola e Marlon e o atacante Marcinho. Juninho e Elias estão lesionados e também não devem viajar para o norte do país.