Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Defesa Civil ressalta importância da prevenção de queimadas em período de estiagem

Defesa Civil ressalta  importância da prevenção de queimadas em período de estiagem
01 dezembro
08:53 2020

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está em alerta para o aumento de ocorrências envolvendo focos de incêndios que podem ser ocasionados diretamente pelo período de estiagem que atinge o Estado. A condição climática com temperaturas mais altas e com baixo volume de chuvas contribui diretamente para o ressecamento do solo e da vegetação, deixando mais propícia a ocorrência de incêndios em vegetação decorrentes de queimadas.

A Defesa Civil do Estado vem tratando deste assunto de modo mais detalhado para auxiliar as prefeituras municipais e a população, a qual tem relevante papel na prevenção de queimadas nesta época do ano. De acordo com o Chefe de Assessoria de Operações e Defesa Civil do CBMRS, major Isandré Antunes, “boa parte das ocorrências de incêndio em matas se dão devido ao comportamento das pessoas”.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância de jamais usar o fogo como agente de limpeza em qualquer que seja o local como, por exemplo, para renovar a pastagem. Além de não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, próximos a lugares com área de vegetação. “Esse tipo de material deve ser destinado para o local certo”, destacou o major Antunes.

O subchefe da Defesa Civil do Estado, coronel Rodrigo Dutra, manifesta que a absoluta maioria dos casos de queimadas que se tornam incêndios em vegetação decorre de ação humana, muitas vezes em locais de difícil acesso, o que ocasiona impossibilidade de resposta por parte dos serviços de emergência. “Dessa forma, além de cometerem uma ação criminosa, ao colocar fogo para a limpeza do campo, o indivíduo coloca a si e a seus vizinhos em risco potencial real, eis que, em muitos casos, não é possível controlar o incêndio antes que provoque severos danos humanos e ambientais”, pontua o coronel Rodrigo.

A Defesa Civil do Estado reforça a importância de seguir as dicas de prevenção para evitar o aumento de queimadas no Estado, protegendo a população, a flora e a fauna das diferentes regiões do Estado. Um podcast com informações do Corpo de Bombeiros e dicas de prevenção a queimadas já está disponível no site da Defesa Civil do RS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções