Defrec prende mais um integrante de grupo criminoso atuante na região
Um homem foi preso ontem pela Delegacia Especializada em Furto, Roubos e Capturas (Defrec) nos desdobramentos da Operação Urso Branco. A prisão ocorreu no Núcleo Habitacional Getúlio Vargas. U.F.B., de 40 anos, já possuía mandado de prisão e é suspeito de ter participado de diversos assaltos. A ação foi coordenada pelo delegado Rafael Lopes.
Segundo a Defrec, ele é integrante de umas das facções presentes na cidade. Com o homem foi apreendido um revólver calibre .38.
Na última terça foram presos em flagrante sete homens e uma mulher, segundo os agentes, momentos antes de efetuarem um assalto. O grupo estava sendo investigado há cerca de 60 dias e a polícia suspeita que tenham participação em grande parte dos crimes de roubo e tráfico de drogas em Pelotas. Eles também seriam integrantes da mesma organização criminosa.
Na operação foram apreendidos dois revólveres calibre .38, três coletes balísticos, telefones celulares, um veículo roubado, uma motocicleta, joias, munição e outros dois veículos que, suspeita-se, possam ser clonados.
Foi apurado que o núcleo da facção são os bairros Fragata e Balneário dos Prazeres, em Pelotas, e o Jardim América no Capão do Leão. A polícia não descarta ramificações em outras cidades da região. Fazem parte da quadrilha dois foragidos do Presídio Regional de Pelotas que não haviam retornado após uma saída temporária e um mototaxista que prestava serviços para o bando.
◘ Droga
Na manhã de ontem policiais da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Bagé e de Pelotas (Defrec) com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagraram a Operação Controle. Quatro pessoas foram presas com quatro quilos de crack, dez quilos de maconha, um quilo de cocaína, além de três armas.
A polícia conseguiu chegar até os suspeitos após a prisão de um homem na Operação Lenhador. Conforme a investigação, os presos desta ação estavam aliciando todos os pontos de tráfico da cidade, com o objetivo de trabalhar para eles.
Foi a maior apreensão de droga do ano, avaliada em meio milhão de reais. Os acusados foram encaminhados ao sistema prisional gaúcho.
Na quarta-feira foi realizada mais uma ação da Operação Avante, desenvolvida por integrantes do 4º Batalhão de Polícia Militar com a finalidade aumentar a segurança da comunidade, atuando preventivamente e retirando criminosos e armas das ruas, coibindo o cometimento de delitos.
A operação foi comandada pelo major Eduardo dos Santos Perachi, comandante do 4ºBPM e contou com o apoio dos agentes de trânsito, que intensificaram as barreiras policiais e realizaram uma ação em torno da Universidade Católica de Pelotas. Cerca 1049 pessoas foram abordadas, 310 veículos e transportes coletivos foram fiscalizados, 14 veículos autuados, 13 recolhidos, dois veículos furtados recuperados, 76 pedras de crack, R$512,00 apreendidos e três pessoas presas.