Denúncia de descarte irregular no Ecoponto
Em atendimento a uma denúncia de depósito irregular de equipamentos eletrônicos e pneumáticos, foi realizada pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar, uma fiscalização no Ecoponto de São Lourenço do Sul.
Foi constatado que a atividade estava sendo realizado sem licença de órgão ambiental competente, o que levou os policiais até a Secretaria Municipal de Obras para fazer contato com o secretário responsável pelo Ecoponto.
A denúncia dava conta que aparelhos eletrônicos e pneus eram descartados de forma irregular. Também foram verificadas as atividades de oficina mecânica, troca de óleo, rampa de lavagem, depósito irregular de óleo, serraria e serralheria funcionando sem licença. O secretário foi conduzido para a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos. Por entendimento do delegado foi confeccionado Registro de Ocorrência e instaurado Inquérito Policial para averiguar se houve ou não crime ambiental da parte do Município. A oficina foi interditada e as demais secretarias municipais envolvidas no assunto estão tomando as providências necessárias cabíveis ao caso.
O major Eduardo dos Santos Perachi, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar recepcionou na sede da Unidade, em Pelotas, o comandante do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, coronel Gustavo Suarez da Silva e tenente-coronel Guilherme da Silva San Lázaro, que realizaram visita de inspeção no 4º BPM.
A visita é realizada aos quartéis da Polícia Militar com o objetivo de avaliar os recursos humanos, emprego operacional, planejamento e materiais bélicos da unidade PM, como prevê à Constituição da República Federativa do Brasil.
Na oportunidade, o major Perachi, juntamente com o Subcomandante major Vasconcellos e demais oficiais, apresentou aos militares do Exército o funcionamento da OPM, bem como os dados do 4º BPM, tais como, o efetivo, número de viaturas e área de abrangência e dados relativos às operações que vem sendo realizadas pelo Batalhão.
◘ Avante
A Brigada Militar realizou mais uma ação da “Operação Avante”, desenvolvida por integrantes do 4º Batalhão de Polícia Militar com a finalidade de aumentar a segurança da comunidade, atuando preventivamente.
A operação foi comandada pelo 1º tenente Zarnott e contou com a ação dos policiais do 4ºBPM, que intensificaram as barreiras Policiais na Avenida Duque de Caxias e também no Laranjal. Cerca 346 pessoas foram abordados, 30 veículos e transportes coletivos foram fiscalizados.