Depois de 3 anos, festejos de Iemanjá e Navegantes retornam com expectativa de milhares de pessoas
A Prefeitura de Pelotas já deu início a organização da 65ª Festa de Iemanjá, a 92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e a 27ª Festa em Homenagem a Iemanjá que acontecem nos dias 1 e 2 de fevereiro. No final da semana passada representantes da Secretaria de Cultura e das entidades responsáveis pela promoção das festividades reuniram-se no balneário dos Prazeres, na Colônia Z-3 e na vila da Balsa, para ajustar os eventos. As festas não são realizadas desde 2018 por causa da pandemia de Covid-19.
O secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, diz que as reuniões são essenciais para que ambas as festas possam acontecer com toda a segurança e organização necessárias. “É muito importante que os órgãos de segurança e secretarias municipais estejam muito bem alinhados para que a população possa viver esses dias tão importantes no calendário religioso da melhor maneira possível”, disse.
Nos encontros ficou garantido o apoio da Prefeitura na segurança, controle de trânsito, sonorização, instalação de banheiros químicos, iluminação e fiscalização.
65ª Festa de Iemanjá
Para a festa realizada no balneário dos Prazeres, a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana irá disponibilizar 36 espaços destinados para os ambulantes. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 20 de janeiro, na rua Lobo da Costa, 520. O sorteio dos espaços será realizado no dia 25, às 10h, na sede da secretaria. Para participar é necessário apresentar cópia do documento de identidade, CPF, comprovante de residência e pagar a taxa no valor de 1 URM (R$ 141,84). Os inscritos devem utilizar, preferencialmente, gazebo (3mx3m).
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) deve emitir nas próximas semanas um Termo de Autorização do Uso de Áreas Públicas para a realização do evento, que deverá apresentado por cada uma das entidades interessadas em realizar atividades durante a festa. A autorização deve ser preenchida por entidades ou pessoas físicas responsáveis pela participação nos cultos religiosos. O pedido deve ser feito preferencialmente até 15 dias antes do evento pelo site do Sislam (pelotas.sislam.com.br/contas/entrar) ou presencialmente na SQA (avenida Domingos de Almeida, 1490).
A SQA ressalta a proibição de utilização de litúrgicas junto à mata, bem como a destinação de resíduos nas áreas verdes públicas. Não será permitida a utilização das áreas de preservação permanente na orla do balneário, exceto as áreas predestinadas pela Prefeitura.
92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
A festa em homenagem à santa protetora dos navegadores e pescadores começa ainda em janeiro, quando no dia 28 uma carreata com a imagem da santa sai da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (av. Arthur Augusto Assumpção, 717) na Z-3 em direção a Paróquia Santo Antônio (av. José Maria da Fontoura, 777) no Laranjal onde será realizada a missa de abertura das festividades. No dia 2 de fevereiro, ocorre a missa, o almoço festivo e, possivelmente a procissão lacustre.
27ª Festa de Iemanjá na Balsa
Na praça Darci Pinho, na vila da Balsa, onde também há uma estátua de Iemanjá ocorre a 27ª Festa em Homenagem a Iemanjá organizada pela Associação Comunitária dos Moradores da Balsa. Uma procissão pelas ruas do bairro, saindo do Centro de Umbanda Ogun Mege (rua Tiradentes, 590) até a beira do Canal São Gonçalo acontece a partir das 20h30 do dia 1º de fevereiro. Logo depois, as 22h, acontece a performance Danças dos Orixás.
No dia 2, às 15h, está prevista uma procissão de embarcações pelo canal São Gonçalo. O encerramento da festa ocorre às 19h.