Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Deputado Federal José Stédile parabeniza Esporte Clube Pelotas

30 outubro
15:41 2013

dep Stédile - alissonO Deputado Federal José Stédile (PSB/RS) fez um pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29/10) em homenagem aos 105 anos de fundação do Esporte Clube Pelotas.

O parlamentar destacou que, fundado em 11 de outubro de 1908, o Esporte Clube Pelotas construiu uma história de pioneirismo no futebol brasileiro, ultrapassando um século de glórias sem jamais fechar suas portas. “O primeiro grande triunfo futebolístico do E. C. Pelotas ocorreu no dia 24 de outubro de 1909 quando, jogando em seu estádio (A Boca do Lobo), derrotou o Sport Club Rio Grande (clube de futebol mais antigo do país), que desde a sua fundação nunca havia perdido uma partida.”

Stédile lembrou ainda outros feitos memoráveis dentro do futebol, como a organização do primeiro torneio intermunicipal de futebol do RS em 1910, o jogo contra o “scratch” uruguaio em 1911 (primeira partida disputada pela seleção uruguaia no país), o declarado Campeão Estadual por aclamação dos clubes gaúchos em 1911, após enfrentar vencer todos os campeões regionais, a disputa de inúmeras partidas contra clubes e seleções argentinas, gaúchas, cariocas e paulistas e a realização, em 1918, do Congresso Rio Grandense de Futebol, que resultou na criação da Federação Gaúcha de Futebol, por iniciativa do E. C. Pelotas.

Na opinião do deputado, pelo seu pioneirismo e tradição em competições, o E. C. Pelotas foi e sempre será considerado um dos principais clubes esportivos do país, dono de um patrimônio invejável e da maior e mais apaixonada torcida do interior gaúcho, colecionando ao longo de sua história inúmeros títulos, não só no futebol, mas também em outros esportes, como futsal, tênis, basquete, hóquei, remo, natação e atletismo, entre outros.

 “O clube pelotense possui o Centro de Treinamentos Parque Lobão e além de trabalhar fortemente com as categorias de base, é referência no futebol feminino no qual seguidamente suas atletas são convocadas para seleção brasileira de futebol. Modalidade essa que é uma das pautas que lutamos, buscando melhores recursos e reconhecimento”, salientou.

 Por fim, ressaltou que, na última Copa do Mundo, um dos atletas que vestiu a camiseta canarinho foi revelado pelo áureo-cerúleo pelotense. “Michel Bastos é um dos nomes que já pisaram no gramado da Boca do Lobo. Poderia ficar muito tempo falando do clube, mas o tempo me limita. Parabéns as todas pessoas envolvidas nessa história de 105 anos em especial para a sua fanática torcida”.

 

Comentários ()

Seções