DERROTA DE VIRADA : Brasil sucumbe no 2º tempo
Depois de sair na frente, time rubro-negra leva virada e perde por 3 a 1 no Centenário em Caxias
O Brasil estreou no Campeonato Gaúcho de 2016 com derrota de 3 a 1 para o Grêmio, neste domingo, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Depois de boa atuação no primeiro tempo, e ter saído em vantagem no placar, o time xavante sucumbiu na segunda etapa. O próximo jogo é diante do Cruzeiro, quinta-feira, às 19h30, no Antônio Vieira Ramos, em Gravataí.
Não foi mesmo uma boa estreia para o Brasil. Punido com a perda do mando de campo, o jogo foi realizado em Caxias do Sul – a 380 quilômetros de Pelotas. O mau tempo na serra gaúcha fez ainda que a presença de público fosse inferior a prevista, justamente numa partida em que a despesa do clube pelotense beirou os R$ 50 mil (entre aluguel do estádio e deslocamento de toda a estrutura de apoio até Caxias).
Dentro de campo, a partida começou de forma positiva para o Brasil. Com Moises no lado direito do meio-campo, a estratégia era de marcação forte e saída rápida para o ataque. Aos sete minutos, numa cobrança de escanteio feita por Xaro, Cleverson marcou o gol da equipe rubro-negra. Bem postado, o Xavante não dava ao Grêmio a chance de atacar. A primeira situação de gol só ocorreu aos 37 minutos, quando Eduardo Martini fez uma defesa difícil em conclusão de Luan.
EMPATE – Aos 42 minutos, o Grêmio recuperou a bola na saída de jogo do Brasil e Maicon deu assistência para Luan, que empatou o jogo. Era um sinal de que o segundo seria diferente. E foi. Logo no primeiro minuto, Luan cruzou da direita e Everton pulou mais do que Wender para marcar o segundo gol da equipe tricolor.
Com o jogo controlado, o Grêmio teve enorme facilidade para marcar o terceiro gol. Maicon avançou na intermediária do Brasil e passou a bola para Pedro Rocha ampliar a vantagem. Se o time xavante teve chance de gol com Ramón (saída precisa de Marcelo Grohe) e Wender, o Tricolor poderia ter ampliado o escore com Pedro Rocha, mas Martini fez uma grande defesa.
Uma derrota “normal”
A derrota de 3 a 1 para o Grêmio, neste domingo, em Caxias do Sul, foi considerada normal pelo técnico Rogério Zimmermann, que ressaltou a qualidade do adversário. Ele disse que gostou do rendimento do time, especialmente no primeiro tempo. “Uma derrota para o Grêmio é normal, porque a tendência é você não pontuar, porque a diferença técnica é muito grande”, afirmou.
Zimmermann criticou apenas o regulamento do Campeonato Gaúcho, que – segundo ele – está “andando na contramão do futebol”. A inconformidade é com o impedimento do auxiliar técnico de permanecer na casamata durante o jogo e também pela limitação de jogadores no banco de reservas. No Gauchão são permitidos apenas sete suplentes. Isso fez com Rogério Zimmermann abrisse mão, por exemplo, do meia Felipe Garcia entre os relacionados para a partida.
O treinador justificou a escalação Moises, lembrando que o jogador já tinha sido escalado nessa função do lado do meio-campo nos dois últimos amistosos: contra Aimoré e São Paulo. “A escolha do Moises não foi por causa do Grêmio, mas em função da nossa equipe”, explicou.
ESTÁDIO – Além da necessidade de somar ponto diante do Cruzeiro, quinta-feira, em Gravataí, o Brasil tem outra preocupação nesta semana: definir o local da partida diante do Ypiranga, dia 10, pela terceira rodada do Gauchão. O presidente Ricardo Teixeira espera que as vistorias do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar no Bento Freitas sejam realizadas até quinta-feira.
“Se não der para jogar em casa, que é nossa primeira opção, vamos indicar a Boca do Lobo”, afirmou o dirigente. Só que o Conselho Deliberativo do Pelotas se reúne na quinta-feira para decidir se o estádio será ou não alugado para o rival.
BRASIL (1)
E. Martini
Wender
Leandro Camilo
Teco
Xaro
Leandro Leite
Washington
Moises (Galiardo)
Diogo Oliveira
Nena (M. Paraná)
Cleverson (Ramón)
T. Rogério Zimmermann
GRÊMIO (3)
Marcelo Grohe
Wallace Oliveira
Geromel
Kadu
Marcelo Oliveira
Edinho (P. Rocha)
Walace
Maicon (Moises)
Douglas
Luan (Bobô)
Everton
T. Roger Machado
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Árbitro: Luís Teixeira Rocha; assistentes: Rafael da Silva Alves e Júlio César dos Santos. Cartões amarelos: Leandro Camilo, Teco e Washington (B); Grohe, Wallace Oliveira, Kanu, Edinho e Maicon (G).
Resultados da 1ª rodada
Sábado, 30/1
Juventude 2×1 São Paulo
Glória 3×1 Veranópolis (*)
Domingo, 31/1
Brasil 1×3 Grêmio (**)
Internacional x Ypiranga (***)
Novo Hamburgo 2×0 Cruzeiro
Passo Fundo 0x3 São José
Aimoré x Lajeadense (***)
(*) Jogo realizado em Farroupilha
(**) Jogo realizado em Caxias do Sul
(***) Adiado
Segunda rodada
Quarta-feira, 3/2
São José x Internacional
Lajeadense x Juventude
Veranópolis x Novo Hamburgo
Ypiranga x Passo Fundo
São Paulo x Glória
Quinta-feira, 4/2
Grêmio x Aimoré (*)
Cruzeiro x Brasil (**)
(*) Jogo marcado para Novo Hamburgo
(**) Jogo marcado para Gravataí