Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

DERRUBOU O GIGANTE : Xavante supera o Cruzeiro para conquistar primeira vitória na Série B

DERRUBOU O GIGANTE :  Xavante supera o Cruzeiro para conquistar primeira vitória na Série B
03 setembro
09:01 2020

Time de Hemerson Maria segura o ímpeto da Raposa, vence e deixa a zona do rebaixamento na sétima rodada

Foi um jogo batalhado, nervoso, sanguíneo, com emoção até o fim. Na noite desta quarta-feira (02), o Brasil superou o Cruzeiro pelo placar de 1×0, gol em assistência de Rodrigo Ferreira e finalização de Gabriel Poveda, o artilheiro xavante até aqui, com dois gols na Série B. A partida realizada no Bento Freitas serviu como primeira vitória na segunda divisão nacional, logo contra o maior adversário em nome e camisa na competição. O resultado positivo traz tranquilidade para Hemerson Maria e o grupo de jogadores, deixando o Brasil fora da zona de rebaixamento e acima dos cruzeirenses na tabela. São 6 pontos contra 4 da Raposa.

O primeiro tempo foi de maior volume azul e branco. O Cruzeiro, como observou Hemerson na entrevista coletiva, estava encontrando espaço entre as linhas defensivas xavantes, o que ele procurou corrigir na etapa final. Enquanto a bola rolava, sustos na defesa. Rafael Martins salvou em chute cruzado de dentro da área logo aos 3 minutos.

Mauricio, ao lado da área pela esquerda, tentou encontrar companheiro em melhor posição para fazer o gol, a bola desviou em Lázaro e foi na rede pelo lado de fora, para sorte rubro-negra. O mais badalado atacante Marcelo Moreno, entretanto, estava bem marcado pelos zagueiros xavantes, em especial Leandro Camilo, que travou épico duelo.

Na etapa final, o Brasil foi efetivo, como se pede para ser quando a qualidade técnica adversária é melhor. Gabriel Poveda e Jarro entraram nas vagas de Matheus Oliveira e Luiz Henrique, renovando o fôlego do Xavante. Em cruzamento da direita, Rodrigo Ferreira encontrou Poveda, que finalizou sem chances para o experiente goleiro Fábio: 1×0.

A partir daí, Hemerson comentou que o Brasil conviveu com o cansaço físico e o recuo foi inevitável. O Cruzeiro buscou atacar com os ingressos Filipe Machado e Régis no meio campo, tentando repetir a flutuação que dava certo na etapa inicial. Foram raros momentos de logro cruzeirense nesses últimos passes e a defesa rubro-negra batalhou da forma que podia para rebater e afastar. Sousa, que vinha criticado pela má qualidade nos passes para armação das jogadas, foi o cão de guarda, protegendo a intermediária defensiva.

As escassas chances cruzeirenses foram indo embora até o apito final, aos 52 minutos. O Brasil repetiu o ano de 1984, quando venceu o Cruzeiro por 1×0 no estádio Bento Freitas, com o gol do histórico centroavante Bira, na estreia daquele Campeonato Brasileiro. Agora, em 2020, em uma Baixada fria, úmida e com o torcedor em casa, por conta da pandemia, a vitória veio com Gabriel Poveda.

Hemerson Maria segue pedindo cautela para o torcedor, que o time vem em busca da evolução. “Ainda não fizemos um jogo perfeito”, analisou. Também explicou situações da partida, como a entrada do zagueiro Héverton no final, para proteger a última linha com cinco jogadores, evitando problemas no jogo aéreo do Cruzeiro. Ele também se mostrou atento para não “entregar demais” sobre sua formatação aos adversários. Mas, ao repetir a escalação inicial da derrota para o Operário, Hemerson começa a indicar preferências para compor a equipe.

Com paciência e no encaixe dos reforços, o treinador catarinense se aproxima de dois meses no comando presencial do Brasil. Na próxima missão, o sábado à noite reserva o enfrentamento com o Náutico, novamente na Baixada, na chance de embalar no campeonato. Com um jogo a menos, que será cumprido posteriormente contra o hoje lanterna Sampaio Corrêa, o Xavante tem 6 pontos na tabela da Série B.

Time de Hemerson Maria segura o ímpeto da Raposa, vence e deixa a zona do rebaixamento na sétima rodada

Time de Hemerson Maria segura o ímpeto da Raposa, vence e deixa a zona do rebaixamento na sétima rodada. FOTOS: Gustavo Pereira / Especial / GE Brasil

FICHA TÉCNICA: BRASIL 1×0 CRUZEIRO
BRASIL: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Lázaro, Camilo e Bruno Santos; Bruno Matias (Héverton), Sousa, Gegê (João Ananias), Matheus Oliveira (Jarro); Danilo Gomes (Alex Rua) e Luiz Henrique (Gabriel Poveda). Técnico: Hemerson Maria.
CRUZEIRO: Fábio; Raul Cáceres, Léo, Cacá e Matheus Pereira; Henrique, Jadsom, Airton (Filipe Machado), Mauricio (Regis), Arthur Caike (Claudinho) e Marcelo Moreno (Roberson). Técnico: Enderson Moreira.
  • ÁRBITRO: Rodrigo Raposo, Lehi Silva e Lucas Modesto (trio do DF).
  • GOL: Gabriel Poveda.
  • LOCAL: Bento Freitas, Pelotas (RS)
  • Partida válida pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2020

Imagem 3

Imagem 2

Imagem 4

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções