Descartados os primeiros 86 suspeitos para coronavírus
O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) fechou até esta segunda-feira (9) os diagnósticos como negativo dos primeiros 86 casos suspeitos para infecção pelo novo coronavírus. O número representa todos os exames feitos desde sexta-feira (6) no Estado, quando o serviço da Secretaria da Saúde (SES) passou a fazer a análise.
Os exames irão agora passar por um segundo teste para os outros sete tipos de vírus respiratórios mais comuns no país, como os influenza A e B, parainfluenza, adenovírus e vírus sincicial respiratório.
A investigação no Lacen começou a ser feita na última sexta-feira, após a chegada de insumos específicos para a identificação do novo coronavírus entregues pelo Ministério da Saúde. O material é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é para onde a Secretaria da Saúde (SES) enviava as amostras com as suspeitas da infecção. Com isso, será possível reduzir o tempo para obter os resultados, já que esse tempo poderia chegar a até 8 dias e agora é possível ter a resposta em 48 horas.
Nem todos esses descartados para coronavírus já estão contabilizados no boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela SES, em virtude da hora de fechamento dos dados.