Descarte irregular de lixo dificulta escoamento da água da chuva
Equipes do Sanep reforçam a limpeza de canais para evitar entupimentos nas casas de bomba
Até o início da tarde desta quarta-feira (13), Pelotas registrou cerca de 60 milímetros de chuva em menos de 24h. A precipitação provocou o acúmulo de água em diversos pontos da cidade e apontou outro problema: o descarte irregular de lixo, levado junto ao excedente pluvial até as casas de bombas do Sanep.
Em dias chuvosos como este, as equipes da autarquia são direcionadas à remoção manual dos dejetos que chegam até as oito unidades responsáveis pela drenagem no Município. Cada uma dispõe de uma estrutura flutuante para barrar os resíduos sólidos, mas a quantidade que se acumula nos locais é muito superior e precisa ser removida pelos servidores com grandes garfos para evitar o entupimento do maquinário.
A Defesa Civil monitora as vias municipais e permanece de prontidão para agir se for preciso, assim como a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), que está preparada para deslocar equipes e máquinas.
A previsão para a quinta-feira (14) indica mais um dia de tempo fechado com fortes pancadas de chuvas e trovoadas. A temperatura deve ficar entre 15°C, a mínima, e 21°, a máxima.