Diário da Manhã

quarta, 15 de janeiro de 2025

Notícias

DESESPERADOS : Brasil espera ter boa noite

DESESPERADOS : Brasil espera ter boa noite
24 julho
08:28 2018

A chance de sair do Z-4 da Série B passa pela conquista de vitória contra o Boa Esporte no Bento Freitas

Os dois times de pior campanha na Série B do Campeonato Brasileiro de 2018 irão se enfrentar nesta terça-feira, às 19h15, no Bento Freitas, pela 17ª rodada. O Brasil é o penúltimo colocado, com 15 pontos. O Boa é o lanterna, com 10. Os dois contam com o mau momento do adversário para tentar vencer e assim acreditar mais na hipótese de escapar do rebaixamento. Por uma questão matemática, a situação do Xavante é menos complicada, porque a diferença para o primeiro time fora do Z-4 é de dois pontos.

Além de estarem na ponta de baixo da tabela de classificação, as duas equipes apresentam outro ponto negativo, que reflete a má campanha. Brasil e Boa possuem os piores ataques do campeonato. O time rubro-negro marcou 13 gols em 16 partidas, enquanto os mineiros fizeram apenas 10. O Boa Esporte apresenta também a defesa mais vazada, com 24 gols.

DEFESA – A defesa do Brasil estará desfalcada dos dois principais jogadores nesta temporada: Eder Sciola e Marcelo Pitol irão cumprir suspensão. Os substitutos serão Tiago Cametá e Carlos Eduardo, respectivamente. Leandro Camilo retorna ao time, depois de cumprir suspensão no empate diante do Vila Nova em Goiás.

O técnico Gilmar Dal Pozzo pede respeito ao adversário – mesmo que seja o lanterna da competição. “Sabemos da importância do jogo, uma decisão. Vamos enfrentar um adversário moralizado, que venceu a Ponte Preta na última partida. Mas tivemos uma semana muito boa”, afirmou. Ele deixou apenas uma dúvida na escalação: pode optar por Lorency no lugar de Valdemir.

O Boa conquistou sábado sua segunda vitória nesta edição da Série B. Venceu a Ponte Preta por 2 a 1 em Varginha. Agora, a equipe treinada por Ney da Mata terá dois confrontos diretos na luta contra o rebaixamento: o Brasil nesta terça-feira e o Sampaio Correa na próxima rodada.

SÉRIE B – Jogos desta terça-feira pela 17ª rodada: 19h15 – Londrina x Oeste, Brasil x Boa, Figueirense x Vila Nova e Goiás x Coritiba; 20h30 – CRB x Criciúma, Paysandu x Guarani e Ponte Preta x Juventude; 21h30 – Fortaleza x Avaí e São Bento x Sampaio Correa.

Os quatro primeiros colocados são Fortaleza (30 pontos), CSA (29), Vila Nova (27) e Avaí (27). Os quatro últimos: Criciúma (16), Sampaio Correa (16), Brasil (15) e Boa (10).

Histórico anterior assusta xavantes

Para escapar do rebaixamento na Série B, a pontuação necessária (de acordo com o histórico da competição) é 45 pontos. É verdade que o Guarani se livrou em 2017, com 44, mas isso porque possuía uma vitória a mais do que o Luverdense, que caiu com a mesma pontuação. O Brasil está com 15. Portanto faltam ainda 30 para serem conquistado em 22 jogos – ou seja, em 66 pontos a serem disputados.

O Brasil terá que sair dos 31% atuais para 45% de aproveitamento. Para fechar o primeiro turno com a mesma pontuação do 16º colocado do ano passado, o Santa Cruz, o Brasil terá que ganhar seus três jogos restantes da primeira metade da competição (contra Boa e Goiás em casa; e Guarani em Campinas). O time pernambucano fechou o turno em 2017, com 23 pontos, mas caiu de rendimento no returno e acabou rebaixado. Já o Figueirense, que era o 17º, com 20 pontos, reagiu no segundo turno para evitar a queda.

Dos quatro times, que fecharam o primeiro turno no Z-4, três foram rebaixados ao final da Série B de 2017: Luverdense, ABC e Náutico. A única mudança ocorrida no segundo turno foi a troca entre Figueirense e Santa Cruz. Por isso não é bom virar o turno na zona de rebaixamento. A mesma situação se deu em 2016. Tupi, Joinville e Sampaio Correa encerraram o primeiro turno no Z-4 e caíram. Goiás reagiu no segundo turno e quarta vaga indesejada ficou com o Bragantino, que, na 19ª rodada, era o 16º colocado, com 20 pontos.

BRASIL

Carlos Eduardo

Tiago Cametá

Leandro Camilo

Rafael Dumas

Bruno Colaço

Leandro Leite

Itaqui

Kaio

Pereira

Valdemir (Lorency)

Luiz Eduardo

Técnico: Luiz Eduardo

 

BOA

Igor Rayan

Helder

Caíque

Luan

Jadson

Maycon

Thalys

Juninho Potiguar

Bruno Tubarão

Daniel Cruz

Manoel

Técnico: Ney da Matta

 

  • Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
  • Data: 24/7/2018 (terça-feira)
  • Horário: 19h15
  • Preços dos ingressos: arquibancada – R$ 30; idosos e estudantes – R$ 15
  • Árbitro: Dyorgines José Pandovani de Andrade (ES)
  • Assistentes: Katiuscia Berger de Mendonça (ES) e Fábio Faustino dos Santos (ES)
  • Quarto árbitro: Jonathan Pinheiro (RS)

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções