Desfiles para todas as idades marcam o 3° dia do Carnaval
Essência do Samba agita 2ª tarde de Carnaval na Cidade do Samba
O samba tomou conta do segundo dia de folia na Cidade do Samba, na tarde deste domingo (02/03/14). O grupo Essência do Samba, comandado pelo vocalista Matheus Almeida, entrou por volta das 14h30 no palco de shows Tuca e levou o público a cantar algumas músicas de sua autoria, como Jesus na Favela – 2º lugar no Festival Musicalda Fenadoce – e sucessos de Zeca Pagodinho, João Nogueira, Jorge Aragão, Leci Brandão, entre outros.
Matheus elogiou a estrutura montada na Cidade do Samba e destacou que o samba de carnaval nasceu com as rodas de samba. “Temos que divulgar e cultivar a Cidade do Samba porque nunca tivemos um espaço para falar do samba. Está é a primeira vez que Pelotas se preocupa com o samba e todos seus gêneros”, comentou Chocolate, do Grupo Nuança, participou da apresentação.
Anjos e Querubins: instrumentos alternativos marcam apresentação
A criatividade marcou a apresentação do Grupo de Percussão e Teatro Anjos e Querubins, na Cidade do Samba, neste domingo (02/03/14). Ao som de instrumentos sonoros alternativos, tais como chocalhos confeccionados de garrafa pet, meninos e meninas dançaram e cantaram, arrancando aplausos empolgados do público.
Uma das novidades da apresentação, comandada pelo coordenador do Grupo, Bem Hur Alves, foi a estreia de uma das meninas do grupo tocando escaleta. Ela apresentou solo instrumental de Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia.
Comerciante aprova iniciativa da Cidade do Samba
A Cidade do Samba, inovação deste ano do Carnaval de Pelotas agradou ao comerciante João Renato Gomes, que há sete anos vende churrasquinhos no Carnaval da cidade.
O comerciante comenta que a Cidade do Samba proporcionou mais espaço para atender o público, além do aumento dos clientes. “Trabalhar no Carnaval em anos anteriores foi muito bom para nós, mas este ano está sendo mais proveitoso ainda com a Cidade do Samba, esperamos mais público até os últimos dias”, destacou.
Magia na passarela do samba
Um mundo de magia. Este foi o enredo que a Água de Ouro veio mostrar na Passarela do Samba, através da história do Mágico de Oz. No carro abre-alas, a águia, que dá nome à Escola de Samba Mirim, teve destaque junto de outros personagens do enredo.
Além do homem de lata, da bruxa, do leão e de todos os personagens que compuseram as alas, o casal de mestre-sala e porta-bandeira animou o público que acompanhou o primeiro desfile deste domingo de Carnaval.
Ramirinho é a segunda Escola Mirim a pisar na Passarela do Samba
Com cerca de 230 integrantes, a Escola de Samba Mirim Ramirinho entrou na Passarela do Samba às 18h20 deste domingo (2/3/14). Um desfile que remete ao sonho das crianças de estarem no espaço sideral trouxe, além da fantasia dos contos infantis com seus super-heróis, a viagem por um mundo de astronautas e disco voador.
A comissão de frente, composta de “homens prateados” e personagens de histórias infantis foi coreografada pela estudante de Educação Física Mariana Silva.
A rainha da Corte da Escola, Maiara, desfilou pela terceira vez e agradece aos pais pela oportunidade de estar na Passarela: “Meus pais são cantores e têm pouco tempo disponível, mas eu adoro poder estar aqui e desfilar de novo”, contou ela, eufórica antes do início do desfile.
Brilho do Sol:integrantes mostram superação com muito samba no pé
Com o lema superação, a Escola de Samba Mirim Brilho do Sol foi a terceira a se apresentar no domingo (2/3/14) de Carnaval, trazendo muitas cores, alegria e brilho para a Passarela do Samba. Segundo a diretora da entidade, Manuela Bender Larine, o grupo passou por diversas dificuldades, principalmente financeiras, mas com o esforço e a dedicação de cada membro foi possível montar uma linda apresentação.
O desfile deste ano trouxe 350 componentes, quatro carros e um portal. O enredo contou a história de uma “Incrível Viagem do Rei do Sol ao Reino tão Distante de faz de conta”, onde raios de sol, deusas e deuses, luas, fadas, duendes, entre outros elementos ganharam destaque.
Nervosismo e felicidade marcam primeiro desfile de folia
A Escola de Samba Mirim Brilho do Sol entrou na Passarela abrilhantando o início da noite deste domingo (02/03/2014), com muita emoção e alegria. A pequena Ana Carolina, 11 anos, que está desfilando pela primeira vez no Carnaval, conta que apesar do nervosismo está radiante de felicidade por desfilar, e espera que dê tudo certo.
A menina é um dos destaques da escola, com a fantasia “Foco de Luz”, composta por um Portal. O Foco de Luz representa o local por onde o rei sol passa para conhecer novos lugares, parte do enredo da escola deste ano.
Mickey: o fantástico mundo de Walt Disney na Passarela
O fascinante mundo encantado da diversão foi o enredo da Escola de Samba Mirim Mickey, em um ano que a entidade decide voltar aos tempos de fundação do mundo fantástico de Walt Disney. Nostalgia no enredo e também na história de vida da primeira porta-bandeira, Juliane Parada Rubira, 16 anos de idade, 15 deles dedicados aos carnavais na escola mirim.
A menina faz seu desfile de despedida, já que a idade limite para estas entidades é 16 anos. A partir de 2015 Juliane desfilará na Escola de Samba General Telles. “É difícil me despedir e deixar para outra, mas ano que vem eu venho com a Telles”. A porta-bandeira ocupa este posto há sete anos, mas a paixão pela Mickey vem de berço.
Alice no país das Maravilhas, Mickey, Minnie e Toy Store foram alguns dos personagens que desfilaram na Passarela junto da Escola Mirim que levantou a plateia presente ao terceiro dia de Carnaval.
Preservar a água é preservar a vida
Com aproximadamente 350 integrantes, a Mocidade do Simões teve como inspiração para seu desfile a importância da água para a humanidade. A apresentação foi representada por um turbilhão de cores e surpresas, numa aula de consciência e muito samba.
Andriele Leal é integrante da escola há sete anos, e por já ter atingido a maior idade e não poder mais desfilar, decidiu participar de outra maneira. “Como eu não tinha mais idade para desfilar, optei por ajudar fazendo a direção de arte. Estou muito feliz acompanhando a ala Cinco”, explicou.
A luta pela preservação é constante, por isso nem tudo está perdido e a Mocidade do Simões deixou o seu recado.
Explosão do Futuro traz histórias infantis no enredo
Um passeio pelas histórias infantis, tais como, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Saci Pererê, Branca de Neve e Emilia com Visconde de Sabugosa. Assim surgiu na Passarela do Samba a Escola de Samba Mirim Explosão do Futuro.
Uma comissão de frente bem ensaiada, carros alegóricos e lindas fantasias compunham o cenário da entidade que já foi campeã do Carnaval pelotense em edições passadas.
Vinícius Borges Mendes não escondia o nervosismo em estar pela segunda vez tocando seu jamelão na bateria da Escola. “Aprendi a tocar para desfilar na Escola”, contou ele.
Já o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira trazia um misto de sentimentos em seus olhares. Maik Conceição Dias desfila há seis anos, mas em 2014 faz seu debut como parte do primeiro casal. “Sempre quis isso, é um orgulho saber que a escola pode ganhar o concurso pela minha nota, é muito orgulho”, vibrava ele. Já sua “Alice” trazia um certo nervosismo no sorriso. Brenda Martins fez sua primeira aparição na Passarela e já é a representante da entidade neste quesito.
Com um bonito e alegre desfile, a Escola Mirim atravessou a avenida cantando e vibrando.
Bandas Carnavalescas: Jacaré da Lagoa abre a folia da categoria
A Banda Jacaré da Lagoa abriu os desfiles da categoria na madrugada desta segunda-feira (3/3/14) na Passarela do Samba. Porta-estandarte, carro alegórico, porta-bandeira, baianas, passistas, bateria, foliões e folionas representaram a praia do Laranjal na Festa de Momo.
Cerca de 300 pessoas de várias idades desfilaram alegria e animação na passagem pela avenida.
Acadêmicos da Lagoa: por uma floresta mais colorida
A Acadêmicos da Lagoa apresentou este ano um samba-enredo baseado no filme Rio. A composição foi criada pelo carnavalesco e figurinista Willian Irazoque e pelo membro da escola, já falecido, Vilmar Medeiros.
Com nove alas e três carros, a Escola que existe há 15 anos busca alertar sobre a preservação do meio ambiente. Ursos, panteras, tucanos, corujas, borboletas, entre outros seres, colorem as florestas do Brasil, representadas na Passarela do Samba.
General Teles encanta público na Passarela
O público aguardava ansiosamente uma das atrações mais esperadas da noite de Domingo. Com três carros, 13 alas e aproximadamente 600 integrantes a escola de Samba General Telles entrou na passarela por volta de 02:00 desta segunda-feira.
Os carnavalescos da escola apresentaram como enredo o “vermelho”, trazendo outros temas, tais como, a vida, sangue, grandes homens, até explicar o porquê das cores da escola (vermelho e branco).
Fundada no dia 8 de novembro de 1950, a General Telles, que tem 63 anos, é uma das maiores campeãs do Estado, totalizando 21 títulos. Seu símbolo é o coração, que é representado com muita alegria e paixão através da cor que corre em nossas veias.
A Escola de Samba General Telles faz parte do Grupo Especial das escolas de samba de Pelotas e este ano é a única a se apresentar.