Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Desfiles para todas as idades marcam o 3° dia do Carnaval

03 março
12:07 2014

Essência do Samba agita 2ª tarde de Carnaval na Cidade do Samba

Essência do SambaO samba tomou conta do segundo dia de folia na Cidade do Samba, na tarde deste domingo (02/03/14). O grupo Essência do Samba, comandado pelo vocalista Matheus Almeida, entrou por volta das 14h30 no palco de shows Tuca e levou o público a cantar algumas músicas de sua autoria, como Jesus na Favela – 2º lugar no Festival Musicalda Fenadoce – e sucessos de Zeca Pagodinho, João Nogueira, Jorge Aragão, Leci Brandão, entre outros.

Matheus elogiou a estrutura montada na Cidade do Samba e destacou que o samba de carnaval nasceu com as rodas de samba. “Temos que divulgar e cultivar a Cidade do Samba porque nunca tivemos um espaço para falar do samba. Está é a primeira vez que Pelotas se preocupa com o samba e todos seus gêneros”, comentou Chocolate, do Grupo Nuança, participou da apresentação.

Anjos e Querubins: instrumentos alternativos marcam apresentação

Anjos e Querubins CarnavalA criatividade marcou a apresentação do Grupo de Percussão e Teatro Anjos e Querubins, na Cidade do Samba, neste domingo (02/03/14). Ao som de instrumentos sonoros alternativos, tais como chocalhos confeccionados de garrafa pet, meninos e meninas dançaram e cantaram, arrancando aplausos empolgados do público.

Uma das novidades da apresentação, comandada pelo coordenador do Grupo, Bem Hur Alves, foi a estreia de uma das meninas do grupo tocando escaleta. Ela apresentou solo instrumental de Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia.

Churrasquinho Cidade do SambaComerciante aprova iniciativa da Cidade do Samba

A Cidade do Samba, inovação deste ano do Carnaval de Pelotas agradou ao comerciante João Renato Gomes, que há sete anos vende churrasquinhos no Carnaval da cidade.

O comerciante comenta que a Cidade do Samba proporcionou mais espaço para atender o público, além do aumento dos clientes. “Trabalhar no Carnaval em anos anteriores foi muito bom para nós, mas este ano está sendo mais proveitoso ainda com a Cidade do Samba, esperamos mais público até os últimos dias”, destacou.

Magia na passarela do samba

Um mundo de magia. Este foi o enredo que a Água de Ouro veio mostrar na Passarela do Samba, através da história do Mágico de Oz. No carro abre-alas, a águia, que dá nome à Escola de Samba Mirim, teve destaque junto de outros personagens do enredo.

Além do homem de lata, da bruxa, do leão e de todos os personagens que compuseram as alas, o casal de mestre-sala e porta-bandeira animou o público que acompanhou o primeiro desfile deste domingo de Carnaval.

Ramirinho é a segunda Escola Mirim a pisar na Passarela do Samba

 Com cerca de 230 integrantes, a Escola de Samba Mirim Ramirinho entrou na Passarela do Samba às 18h20 deste domingo (2/3/14). Um desfile que remete ao sonho das crianças de estarem no espaço sideral trouxe, além da fantasia dos contos infantis com seus super-heróis, a viagem por um mundo de astronautas e disco voador.

A comissão de frente, composta de “homens prateados” e personagens de histórias infantis foi coreografada pela estudante de Educação Física Mariana Silva.

A rainha da Corte da Escola, Maiara, desfilou pela terceira vez e agradece aos pais pela oportunidade de estar na Passarela: “Meus pais são cantores e têm pouco tempo disponível, mas eu adoro poder estar aqui e desfilar de novo”, contou ela, eufórica antes do início do desfile.

Brilho do Sol CarnavalBrilho do Sol:integrantes mostram superação com muito samba no pé

Com o lema superação, a Escola de Samba Mirim Brilho do Sol foi a terceira a se apresentar no domingo (2/3/14) de Carnaval, trazendo muitas cores, alegria e brilho para a Passarela do Samba. Segundo a diretora da entidade, Manuela Bender Larine, o grupo passou por diversas dificuldades, principalmente financeiras, mas com o esforço e a dedicação de cada membro foi possível montar uma linda apresentação.

O desfile deste ano trouxe 350 componentes, quatro carros e um portal. O enredo contou a história de uma “Incrível Viagem do Rei do Sol ao Reino tão Distante de faz de conta”, onde raios de sol, deusas e deuses, luas, fadas, duendes, entre outros elementos ganharam destaque.

Nervosismo e felicidade marcam primeiro desfile de folia

Ana Carolina CarnavalA Escola de Samba Mirim Brilho do Sol entrou na Passarela abrilhantando o início da noite deste domingo (02/03/2014), com muita emoção e alegria. A pequena Ana Carolina, 11 anos, que está desfilando pela primeira vez no Carnaval, conta que apesar do nervosismo está radiante de felicidade por desfilar, e espera que dê tudo certo.

A menina é um dos destaques da escola, com a fantasia “Foco de Luz”, composta por um Portal. O Foco de Luz representa o local por onde o rei sol passa para conhecer novos lugares, parte do enredo da escola deste ano.

Mickey CarnavalMickey: o fantástico mundo de Walt Disney na Passarela

O fascinante mundo encantado da diversão foi o enredo da Escola de Samba Mirim Mickey, em um ano que a entidade decide voltar aos tempos de fundação do mundo fantástico de Walt Disney. Nostalgia no enredo e também na história de vida da primeira porta-bandeira, Juliane Parada Rubira, 16 anos de idade, 15 deles dedicados aos carnavais na escola mirim.

A menina faz seu desfile de despedida, já que a idade limite para estas entidades é 16 anos. A partir de 2015 Juliane desfilará na Escola de Samba General Telles. “É difícil me despedir e deixar para outra, mas ano que vem eu venho com a Telles”. A porta-bandeira ocupa este posto há sete anos, mas a paixão pela Mickey vem de berço.

Alice no país das Maravilhas, Mickey, Minnie e Toy Store foram alguns dos personagens que desfilaram na Passarela junto da Escola Mirim que levantou a plateia presente ao terceiro dia de Carnaval.

Preservar a água é preservar a vida

Mocidade do SimõesCom aproximadamente 350 integrantes, a Mocidade do Simões teve como inspiração para seu desfile a importância da água para a humanidade. A apresentação foi representada por um turbilhão de cores e surpresas, numa aula de consciência e muito samba.

Andriele Leal é integrante da escola há sete anos, e por já ter atingido a maior idade e não poder mais desfilar, decidiu participar de outra maneira. “Como eu não tinha mais idade para desfilar, optei por ajudar fazendo a direção de arte. Estou muito feliz acompanhando a ala Cinco”, explicou.

A luta pela preservação é constante, por isso nem tudo está perdido e a Mocidade do Simões deixou o seu recado.

Explosão do Futuro CarnavalExplosão do Futuro traz histórias infantis no enredo

Um passeio pelas histórias infantis, tais como, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Saci Pererê, Branca de Neve e Emilia com Visconde de Sabugosa. Assim surgiu na Passarela do Samba a Escola de Samba Mirim Explosão do Futuro.

Uma comissão de frente bem ensaiada, carros alegóricos e lindas fantasias compunham o cenário da entidade que já foi campeã do Carnaval pelotense em edições passadas.

Vinícius Borges Mendes não escondia o nervosismo em estar pela segunda vez tocando seu jamelão na bateria da Escola. “Aprendi a tocar para desfilar na Escola”, contou ele.

Já o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira trazia um misto de sentimentos em seus olhares. Maik Conceição Dias desfila há seis anos, mas em 2014 faz seu debut como parte do primeiro casal. “Sempre quis isso, é um orgulho saber que a escola pode ganhar o concurso pela minha nota, é muito orgulho”, vibrava ele. Já sua “Alice” trazia um certo nervosismo no sorriso. Brenda Martins fez sua primeira aparição na Passarela e já é a representante da entidade neste quesito.

Com um bonito e alegre desfile, a Escola Mirim atravessou a avenida cantando e vibrando.

Jacaré da LagoaBandas Carnavalescas: Jacaré da Lagoa abre a folia da categoria

A Banda Jacaré da Lagoa abriu os desfiles da categoria na madrugada desta segunda-feira (3/3/14) na Passarela do Samba. Porta-estandarte, carro alegórico, porta-bandeira, baianas, passistas, bateria, foliões e folionas representaram a praia do Laranjal na Festa de Momo.

Cerca de 300 pessoas de várias idades desfilaram alegria e animação na passagem pela avenida.

Acadêmicos da LagoaAcadêmicos da Lagoa: por uma floresta mais colorida

A Acadêmicos da Lagoa apresentou este ano um samba-enredo baseado no filme Rio. A composição foi criada pelo carnavalesco e figurinista Willian Irazoque e pelo membro da escola, já falecido, Vilmar Medeiros.

Com nove alas e três carros, a Escola que existe há 15 anos busca alertar sobre a preservação do meio ambiente. Ursos, panteras, tucanos, corujas, borboletas, entre outros seres, colorem as florestas do Brasil, representadas na Passarela do Samba.

General Teles encanta público na Passarela

Telles Carnaval 02O público aguardava ansiosamente uma das atrações mais esperadas da noite de Domingo. Com três carros, 13 alas e aproximadamente 600 integrantes a escola de Samba General Telles entrou na passarela por volta de 02:00 desta segunda-feira.

Os carnavalescos da escola apresentaram como enredo o “vermelho”, trazendo outros temas, tais como, a vida, sangue, grandes homens, até explicar o porquê das cores da escola (vermelho e branco).

Fundada no dia 8 de novembro de 1950, a General Telles, que tem 63 anos, é uma das maiores campeãs do Estado, totalizando 21 títulos. Seu símbolo é o coração, que é representado com muita alegria e paixão através da cor que corre em nossas veias.

A Escola de Samba General Telles faz parte do Grupo Especial das escolas de samba de Pelotas e este ano é a única a se apresentar.

Fonte:Ascom
Fotos:Rafa Marin/Eduardo Beleske/Flávio Neves

Passarela Porto Carnaval

Comentários ()

Seções