Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

DESMANCHES : Operação interdita cinco locais e apreende sucatas em Pelotas

DESMANCHES : Operação interdita cinco locais  e apreende sucatas em Pelotas
07 julho
08:29 2017

A Operação Desmanche interditou cinco locais e apreendeu cerca de 150 toneladas de sucata automotiva, ontem, em Pelotas. A escolha do município, marca a expansão para o Sul do estado. Pelotas é a cidade mais distante de Porto Alegre a receber a força-tarefa, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Até o momento, três pessoas foram presas por crime ambiental, uma delas também por furto de energia – crime inafiançável.

Em 46 edições, foram apreendidas cerca de 3 mil toneladas de sucata automotiva, 76 estabelecimentos fechados e 54 pessoas presas. A operação já ocorreu em outros 22 municípios: Carlos Barbosa, Sapiranga, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Portão, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Pelotas, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Caxias do Sul, Capão da Canoa e Torres.

A LEI FEDERAL 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, para combater a receptação de veículos roubados. Desde esta data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran/RS. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 281 empresas de desmanches registradas.

◘ Adolescentes

A Polícia Civil, em ação realizada pela Delegacia de Polícia de Piratini em conjunto com a Brigada Militar, apreendeu dois adolescentes suspeitos por furto de veículo. O carro foi furtado nesta manhã da Prefeitura do município. Um dos adolescentes estava foragido e foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), o outro foi encaminhado ao Ministério Público. Os adolescentes confessaram a autoria e apontaram um jovem maior de idade, como coautor do crime.

Cabeçalho◘ Celular

Agentes da 1ª Delegacia de Polícia, coordenados pela delegada Lisiane Mattarredona,  recuperaram um celular, marca Motorola, avaliado em R$ 900,00, furtado no mês de fevereiro deste ano, na área central. O aparelho foi encontrado na posse de uma mulher que alegou ter recebido o mesmo de presente e que o aparelho estava sendo anunciado em redes sociais por valores abaixo do de mercado. Foi instaurado um inquérito policial para fins de ser apurado o crime de receptação.

◘ Arma

No Parque Residencial Obelisco, policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM), em patrulhamento, abordaram um adolescente de 16 anos que tinha em sua posse um revólver calibre 22.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções