DETECTORES : Presídios ganharão equipamentos usados na Olimpíada e Paralimpíada
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) vai implantar nos presídios e penitenciárias do Estado equipamentos de segurança usados durante a Olimpíada e a Paraolimpíada Rio 2016. As doações vieram do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O Presídio Regional de Pelotas e a Penitenciária Estadual de Rio Grande estão entre as cadeias beneficiadas com os novos equipamentos.
A Susepe já recebeu 15 portais, 15 raio X de esteira, medindo 60×40 e mais um raio X 100×100. Ainda na lista de doação, estão banquetas e raquetes, e 14 viaturas que serão adaptadas para serviços penitenciários.
Estes equipamentos são importantes para a segurança, já que foi banida a revista íntima por ordem judicial. A Susepe tem investido na aquisição destes materiais, para reduzir o número de objetos ilícitos que entram nas casas prisionais.
“Os detectores portáteis vêm para somar ao material existente nas penitenciárias, assim como as viaturas que aumentarão a frota de veículos no transporte de presos”, informou o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), Ângelo Carneiro.
Os portais de raio X são uma inovação para algumas casas prisionais que ainda não têm segurança tecnológica. A manutenção dos equipamentos ficará a cargo da Secretaria. O material será distribuído conforme a necessidade de cada casa prisional do Estado.