Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

DETRAN : Fim do prazo para o licenciamento

DETRAN : Fim do prazo para o licenciamento
25 julho
09:12 2022

Com o final do prazo para as placas com finais 6, 7, 8, 9 e 0 no dia 31 de julho, a partir de 1º de agosto todos os veículos registrados no Rio Grande do Sul deverão estar licenciados para o exercício de 2022.

O calendário de licenciamento, que este ano teve somente duas datas de vencimento – 30 de junho para as placas com finais de 1 a 5, e 31 de julho para placas de 6 a 0 – é diferente do calendário do IPVA, que teve vencimento em abril ou junho, na opção de parcelamento.

Os proprietários devem estar atentos: quem ainda possui débitos em aberto – quitou apenas o IPVA, por exemplo – deve pagar também a taxa de licenciamento e eventuais multas vencidas para ter emitido o documento de 2022.

O licenciamento anual do veículo é composto de IPVA, seguro obrigatório DPVAT – a tarifa para 2022 é zero para todos os veículos -, taxa de licenciamento anual e eventuais multas vencidas.

Será considerado devidamente licenciado o veículo cujo proprietário quitar todos os itens, desde que não haja outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência ou chamado de recall em atraso, por exemplo.

O DetranRS recomenda que o proprietário verifique se o veículo foi efetivamente licenciado para o ano de 2022 acessando o site oficial www.detran.rs.gov.br e clicando no link “consulta de veículo”. É importante confirmar se foram quitados todos os débitos exigíveis, e se o veículo não tem nenhuma outra pendência ativa. Com isso, ficam evitados transtornos futuros.

DIGITAL – O certificado de licenciamento CRLV em papel-moeda – documento verde – não é mais emitido em todo o País. Hoje, o padrão é o documento digital, acessado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso queira, o proprietário tem ainda a opção de imprimir uma versão em papel A4 em qualquer impressora. Esse documento apresenta um código de verificação e é aceito pela fiscalização em todo o Brasil. Para gerar o CRLV digital ou imprimir o documento acesse o site do DetranRS, menu “veículos”, box “licenciamento”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções