Diário da Manhã

sábado, 10 de abril de 2021

Notícias

DetranRS informa sobre serviços de habilitação na bandeira preta

DetranRS informa sobre serviços  de habilitação na bandeira preta
03 março
09:16 2021

O DetranRS informa que, conforme o modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado, os serviços de habilitação não têm previsão de interrupção, mesmo com bandeira preta. No entanto, nesse cenário de alerta máximo ao risco de contágio no RS, a recomendação é que a população gaúcha adie a realização dos mesmos para um momento mais oportuno. Candidatos à primeira habilitação não terão prejuízo, visto que, por decisão federal, segue interrompido o prazo de validade para a conclusão do processo de obtenção da carteira (ou seja, ele não vence).

Quem tem prova teórica ou prática agendada vai ser atendido?

Prezando pela segurança de candidatos e de profissionais envolvidos, as agendas de exames teóricos e práticos serão reavaliadas diariamente, podendo ocorrer eventuais cancelamentos. Não é possível ter previsibilidade a longo prazo, por isso, candidatos com exames agendados e que não tomarem a iniciativa de adiá-los, deverão entrar em contato com o Centro de Formação de Condutores na data marcada para a prova, antes de se deslocar ao local de exame, para confirmar sua realização.

Todos os esforços possíveis estão sendo empenhados para minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus, por isso, ressaltamos a importância do respeito aos protocolos de higienização e segurança a serem adotados por todos.

Quem não conseguir realizar prova por cancelamento do DetranRS, o que deve fazer?

Deverá, via CFC, solicitar um novo agendamento, sem necessidade de pagamento de nova taxa. Mas, sempre que possível, aguardar a saída da sua região da bandeira preta.

E quem precisa fazer a renovação da CNH?

Condutores com CNHs vencidas ao longo de 2020 têm mais um ano de prazo para renovar, conforme a tabela abaixo. Mas, habilitações com vencimento em 2021 serão consideradas expiradas para conduzir após 30 dias da data de vencimento. Quem necessita realizar a renovação deve entrar em contato com o CFC de sua preferência e se informar sobre o agendamento do serviço.

Atendimento ao cidadão

Outras informações podem ser obtidas diretamente com os Centros de Formação de Condutores do RS, ou por meio dos canais de atendimento oficiais do DetranRS:

Disque-DetranRS: para esclarecer dúvidas gerais pelo telefone 0800 905 555 ou (51) 2312-1130 (exclusivo para ligações de fora do estado), das 8h às 20h.

Chat online: também esclarece dúvidas, das 8h às 18h, via site. Basta clicar no botão laranja no canto superior direito da página inicial e iniciar o bate-papo.

Fale Conosco: para solicitações de análises de casos específicos ou consultas a protocolos em curso é necessário abrir um chamado. Ouvidoria: para encaminhar denúncias e recursos de demandas não resolvidas em outro canal.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções