Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

DEVOÇÃO À MEMÓRIA : Um olhar sobre parte do acervo da Catedral

02 junho
13:27 2015

Exposição na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula apresenta um recorte da história da igreja e da cidade.

Por Marcelo Rota e Alisson Assumpção

EVERTON mostra o 1º Inventário, de 1914

EVERTON mostra o 1º Inventário, de 1914

O suntuoso prédio, que era o coração da Freguesia de S. Francisco de Paula, começou a ser projetado em 1812 e é hoje uma obra viva da história de Pelotas. Até o dia 14 de junho parte do acervo da Catedral está em exposição, das 10h às 18h e nos sábados das 10h às 17h, no próprio local. A mostra “Devoção, Memória e História: Um olhar sobre parte do acervo da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula” é fruto do trabalho que o museólogo Everton Lautenschlager vem realizando desde setembro do ano passado.

Além da devoção aos santos e do resgate de valores, a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula restaura o seu acervo e estima sua história. São 12 peças em exposição, que incluem raridades como o primeiro Livro Tombo (de 1812), uma foto original do Papa Pio X (1835 – 1914) e um dos 12 medalhões de terracota com as imagens dos 12 milagres de S. Francisco (os outros estão sendo restaurados). Os bem ornamentados paramentos também estão expostos, com a explicação da ocasião em que cada um deles é usado. História é o que não falta à Catedral.

Aqueles que visitarem o local até o dia 14 de junho, além dos belos afrescos de Aldo Locatelli e da arquitetura do início do século XIX, poderão admirar o acervo da instituição e conhecer um pouco mais da história de Pelotas.

FOTO original do Papa Pio X

FOTO original do Papa Pio X

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções