Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

Dia D de vacinação em Pelotas

Dia D de vacinação em Pelotas
22 agosto
10:25 2022

Ação teve o objetivo de ampliar a cobertura vacinal das crianças de 1 a 4 anos contra a paralisia infantil, além de atualizar as doses faltantes da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos

Dia D de vacinação contra a paralisia infantil, para crianças de 1 a 4 anos, e de multivacinação para menores de 15 anos ocorreu neste sábado (20) em Pelotas. A ação promovida pela Prefeitura teve como objetivo incentivar a imunização do público infantil, principalmente com a aplicação da vacina contra a Poliomielite. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do início da campanha até as 13h deste sábado, 2.317 crianças da faixa etária selecionada haviam recebido a dose contra a pólio.

Conforme a diretora da Vigilância em Saúde do Município, Aline Machado, a expectativa é que, até o final da tarde, o número de vacinados aumente. “Esperamos que mais crianças sejam vacinadas, considerando o dia lindo. com sol e céu azul, e as ações preparadas para atrair os pequenos nos locais de vacinação, como os enfeites decorativos”.

A professora Cátia Barcellos, 41 anos, levou o filho Maurício para tomar a gotinha da pólio na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Porto. “O atendimento foi bem rápido e o pessoal foi bastante atencioso. A vacinação é fundamental, da mesma forma que cuidamos da higiene dos nossos filhos e damos remédios quando ficam doentes. Precisamos levar os pequenos para tomar as vacinas e colocar em dia as atrasadas. Acredito que esse é o caminho para cuidar da saúde. Tem que vacinar”, reforçou.

No Centro de Especialidades, a monitora Graciela Mendes compareceu com o pequeno Otávio de 4 anos, para receber a vacina contra a paralisia infantil e da gripe. “Temos que acreditar nas vacinas, porque estão há tantos anos protegendo as pessoas, erradicando as doenças. Por isso, é tão importante trazer as crianças para vacinar, principalmente contra a pólio, para que os casos no Brasil não voltem a ocorrer”, disse.

As aplicações seguem até o final da tarde deste sábado, para que pais e responsáveis possam levar as crianças para receber as doses faltantes da caderneta e contra a Poliomielite. O Dia D é realizado nas UBSs, no Centro de Especialidades e no Ambulatório da Universidade Católica (UCPel) até as 17h.

Na campanha de multivacinação, estão disponíveis os seguintes imunizantes para atualização do Calendário Vacinal: Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG (tuberculose), Pentavalente, vacina inativada Poliomielite (VIP), vacina oral Poliomielite (VOP), Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, Meningo ACWY, Varicela, hepatites A e B, Febre Amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dTpa, dT e HPV.

A SMS esclarece que as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea às demais, na população a partir de 3 anos.

Veja quais documentos levar

  • Documento de identidade do responsável legal com foto
  • Carteira de Vacinação da criança/adolescente
  • Cartão SUS ou CPF

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções