DIA DA INDEPENDÊNCIA : Desfile cívico-militar reúne milhares de pelotenses
A manhã ensolarada, o céu azul e o clima favorável da última sexta-feira, feriado da Independência do Brasil, contribuiu para enaltecer o espírito patriótico de, aproximadamente, 30 mil pessoas, que marcaram presença no desfile cívico-militar realizado, tradicionalmente, na avenida Bento Gonçalves. O intenso movimento de pelotenses e turistas, buscando garantir a melhor posição nas calçadas e canteiros da via para visualizar o evento,foi visto desde as primeiras horas da manhã.
Incentivar o interesse pela história do país e resgatar o civismo foi o que motivou Ana Luisa a acompanhar suas filhas e neta, de 7 anos, nesta sexta-feira. A pequena Ana Lúcia, na primeira fila do público próximo ao Altar da Pátria, manteve o olhar atento a tudo que acontecia na avenida. Quando questionada sobre o que mais chamava a sua atenção, não teve dúvida: “Os caminhões e carros da polícia. São muito grandes”, disse, impressionada, na primeira vez em que assistia ao desfile.
O trajeto percorrido por, aproximadamente, mil pessoas, entre agrupamentos a pé e motorizados – componentes de instituições militares, policiais e municipais – foi prestigiado pela população e autoridades presentes, por cerca de uma hora e meia. A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo vice Idemar Barz, salientou que o dia deve servir como motivação:
“Que a gente leve como inspiração da Semana da Pátria os melhores valores da República: a convivência democrática, o respeito ao pensamento divergente e a importância de nos unirmos para construir coletivamente o futuro do Brasil”, afirmou a chefe do Executivo Municipal.
REPRESENTATIVIDADE
Logo após a prefeita e o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz), o general Ernesto de Lima Gil, realizarem a revista às tropas, iniciou-se o desfile de dezenas de instituições, com as tropas fardadas de acordo com cada grupo representado . O Colégio Tiradentes, os grupos de escoteiros Iguassu, Humaitá Sul, Voluntários da Pátria, Itaipu e Lis da Lagoa, o grupo Desbravadores e o projeto Bombeiro Mirim foram alguns dos agrupamentos compostos, majoritariamente, por crianças.
O último mencionado é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros, que integra as ações do Pacto Pelotas pela Paz, e visa capacitar 30 crianças, de 10 a 12 anos, da rede municipal e estadual de ensino. Até novembro, os meninos e meninas do projeto recebem aulas sobre prevenção de incêndios, afogamentos e acidentes; segurança no trânsito; primeiros socorros; e preservação do meio ambiente.
SOLENIDADE
No desfile motorizado, viaturas, caminhões e veículos específicos do Exército, Marinha, Brigada Militar, polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, Defesa Civil, Secretaria de Transporte e Trânsito, entre outros, encantaram os presentes. Em seguida, o arreamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional foi efetuado.
A solenidade, que agraciou os alunos vencedores do concurso Literário e Histórico sobre a Independência do Brasil, também executou a extinção do fogo simbólico localizado no Altar da Pátria; o ato foi realizado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Pelotas, o major Gerson Luís Rodrigues. Representantes da 26ª Região Tradicionalista (RT) conduziram, ao final do desfile, a centelha do fogo simbólico ao 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, onde se fundirá com a Chama Crioula da Semana Farroupilha.
A banda da 8ª BIMtz foi responsável por executar as músicas durante o desfile e os hinos Nacional, do Rio Grande do Sul e da Independência.
NOSTALGIA
Os aposentados da Brigada Militar, Adão Caldeira e Neri Antunes, acompanharam emocionados o desfile, que por mais de 15 anos contou com a participação dos militares. “Participei pela última vez em 1995 e faço questão de seguir vindo todos os anos como expectador. É um dia especial”, finalizou.
Fotos:Gustavo Vara/ASCOM