Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

DIA DA PAZ : Seminário virtual reúne lideranças religiosas

03 setembro
08:36 2021

Por Carlos Cogoy

Dia 21 às 19h, seminário comemorativo ao Dia Internacional da Paz. A informação é da professora Dora Domingues, que coordena a seccional Pelotas do Conselho de Ensino Religioso do Estado (CONER/RS). Em reunião realizada quarta-feira, houve a definição que o evento será virtual, através de encontro em sala da plataforma Google Meet. O acesso será disponibilizado durante a tarde, em grupos online, como 1ª seccional CONER.

Profa. Dora e secretário José Olavo estão na coordenação

Na reunião desta semana, acrescenta a professora Dora, que também integra o Comitê Municipal da Diversidade Religiosa, participação do secretário municipal José Olavo Passos – titular da Secretaria de Assistência Social/SAS -, Rejane Jorge (Fórum dos Conselhos), professor Alexandre Lemos Vieira (CONER/RS), e Maria Gutierrez (SAS). Como resultado, o grupo deliberou os convidados e respectivos temas. O encontro foi realizado conforme as recomendações sanitárias, e aconteceu na sede da SAS.

CULTURA DA PAZ – Sob a mediação da professora Dora, a live reunirá cinco participantes. Entre eles, o reverendo Hamaces Hartwig da Igreja Episcopal Anglicana, que abordará sobre a “Cultura da paz nas escolas”. Já o promotor aposentado, e secretário municipal José Olavo, explanará sobre a “Cultura da paz no enfoque religioso”. O palestrante espírita Otávio Avendano de Vasconcellos, terá como tema “Jesus e a Samaritana”. Outro palestrante será o focolarino Alvaro Pires, agrônomo que já viveu no Egito e Jordânia. Católico, sua abordagem será sobre o Movimento dos Focolares, e o diálogo inter-religioso. E também está confirmada a presença do babalorixá Juliano de Oxum, que preside o Conselho Municipal do Povo de Terreiro. Como temática, explanará sobre a paz nas religiões afro-brasileiras.

PAZ – A professora Dora expressa gratidão ao apoio proporcionado pelo secretário José Olavo Passos. Em relação ao contexto atribulado no País, e também internacionalmente, ela observa que, em consequência da crise pandêmica, fome e conflitos entre religiões, o planeta está necessitando de paz. Assim, considera que o seminário proposto pela seccional do CONER, possibilitará uma necessária reflexão à comunidade.

ONU criou o Dia Internacional da Paz em 1981. Na celebração do ano passado, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), completou 75 anos, o secretário-geral António Guterres observou: “o mundo enfrenta um inimigo comum, um vírus mortal que está a causar imenso sofrimento, destruindo meios de subsistência, contribuindo para as tensões internacionais, e agravando os já grandes desafios para a paz e a segurança”. E apelou “às partes beligerantes em todos os lugares, a depor armas e trabalhar em prol da harmonia”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções