DIA DA VITÓRIA : Pracinha pelotense honrou a Pátria lutando na Itália
Comemora-se hoje, 8 de Maio, o Dia da Vitória, data que assinala a rendição nazi-facista na mais sangrenta guerra da história da humanidade.
Para a Europa o nosso País enviou a FEB (Força Expedicionária Brasileira). Nome da divisão de Infantaria, que, sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Morais, marchou, em 1944, para lutar na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
A expedição, organizada após a declaração de guerra entre o Brasil e a Alemanha (em 22 de agosto de 1942), tinha como missão auxiliar os Aliados na campanha. Suas principais batalhas foram Monte Castelo e Castelnuovo di Garfagna.
A FEB teve participação decisiva nos conflitos. A Segunda Guerra Mundial terminou no dia 8 de maio de 1945, data em que o Brasil comemora hoje os 75 anos do Dia da Vitória.
E um dos pracinhas da FEB é o Tenente de Infantaria João Pereira da Silva, que serviu no 9º BIMtz (Batalhão Tuiuti) em Pelotas. Ele esteve, com seus companheiros, na linha de frente durante a 2ª Guerra Mundial. Muitos não voltaram pois tombaram mortos nos conflitos. Outros já faleceram com idade avançada.
O Tenente João Pereira da Silva está com 96 anos (vai completar 97 no dia 17 de novembro) e continua residindo em Pelotas.
Recebe, nesta data, a homenagem de sua dedicada esposa Elizabeth da Silva, dos familiares, amigos e do Exército Brasileiro. Parabéns pela bravura nos campos de batalha na Europa.