DIA DE PAVOR : Vendaval provocou rastro de destruição na cidade
01 outubro
09:02
2018
Conforme a Defesa Civil, a previsão é de que o fornecimento de energia na região da praia seja restabelecido após a remoção de árvores da avenida José Maria da Fontoura e do concerto das linhas de alta tensão da sub-estação Pelotas 1, pela CEEE, finalizado no fim da tarde de ontem.
A estação também foi atingida pelo telhado que voou sobre a Ferreira Viana, interrompendo o fornecimento de energia no Areal, parte do Navegantes e do Porto, além do Laranjal.
Na avenida Domingos de Almeida, quedas de árvores destruíram abrigos de ônibus e um posto de gasolina teve sua estrutura comprometida pelos ventos. Também há registro de árvores caídas no Simões Lopes e na avenida Bento Gonçalves. Equipes da Prefeitura trabalham em vários pontos do Município para liberar as vias interrompidas e remover as árvores caídas. O Exército também está ajudando nos trabalhos, assim como o Corpo de Bombeiros.
De acordo com dados da estação meteorológica da Embrapa, só em setembro Pelotas já registrou mais de 320 mm de chuva. Entre sábado e domingo, números do Cemaden indicam precipitações superiores aos 39 mm na Colônia Z3, 36 mm no Areal e 29 mm no Centro do Município.
A velocidade do vento chegou a 83 km/h, segundo dados registrados no Aeroporto de Pelotas. Em alguns pontos da Zona Sul, as rajadas ultrapassaram os 110 km/h, conforme informações da CEEE e Ecosul. Apesar do domingo ter começado com sol, a previsão ainda é de chuva para hoje (30) e amanhã (1º), melhorando a partir de terça-feira (2).
Água
Conforme o último boletim do Sanep, a energia elétrica nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Santa Bárbara e Sinnott foi normalizada. A ETA Moreira está novamente sem energia, por isso há risco de desabastecimento de água. O reservatório que abastece o Laranjal e Colônia Z3 (R15) continua sem energia elétrica, por isso, o bairro continua sem água. A princípio, a distribuição está sendo normalizada no Fragata (R5) e Areal (R8), assim como o do Condomínio Moradas, na Ildefonso Simões Lopes.
A energia elétrica já foi restabelecida nas Casas de Bomba Olvebra e Doquinhas. As outras seis continuam sem energia. O nível do São Gonçalo está baixo e o tempo bom tranquiliza.
Luz
Em Pelotas, 29 mil pessoas ainda estão sem luz. Segundo a CEEE, do Governo do Estado, em toda Zona Sul o número de moradores sem energia neste momento chega a 37 mil. Em seu Twitter, a CEEE informou que o trabalho de recomposição das redes danificadas por telhado arremessado pelo vento junto à subestação Pelotas 1, na Ferreira Viana, está concluído.
Equipes se deslocam para atender outras ocorrências na região. Essa unidade abastece os bairros Laranjal e Areal, além de parte do Porto e do Navegantes. Órgão orienta que a melhor forma de registrar falta de luz é por torpedo: envie o número da UC (no canto superior direito da conta) e a palavra LUZ para 27307.