DIA DO MEIO AMBIENTE : Prefeitura ganha veículos e realiza várias atividades
A entrega do Relatório Anual da Qualidade Ambiental do Município de Pelotas e de três novos veículos, que atuarão na fiscalização, licenciamento ambiental e poda, marcou – na manhã de ontem, no Parque da Baronesa – a solenidade de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
A prefeita Paula Mascarenhas destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e agradeceu a sensibilidade do Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Pelotas (Compam) em destinar recursos do Fundo Ambiental para a compra dos carros e do caminhão.
“Esta medida vem para melhorar o trabalho, que já é muito sério e qualificado, e vai permitir mais autonomia à realização das podas tão necessárias e importantes para o embelezamento da cidade e a segurança das pessoas”, observou a prefeita.
Presidente da Câmara Municipal de Pelotas, o vereador Fabrício Tavares (PSD) relembrou o período em que comandou a SQA, quando conduziu a mudança da sede do órgão municipal para o Parque da Baronesa. O parlamentar também salientou a importância dos novos veículos ao trabalho oferecido pela Secretaria.
No relatório – recebido por Paula, Tavares, e representantes do Compam – constam todas as atividades realizadas pela Secretaria e, adicionalmente, as ações relacionadas ao meio ambiente, empreendidas em 2018.
Os veículos, adquiridos com recursos do Fundo Municipal Proteção e Recuperação Ambiental (Fmam), são dois automóveis, um Citroën Aircross e um Renault Kwid, bem como um caminhão Munk, que contém um sistema hidráulico para içamento e remoção, destinado ao trabalho da equipe de podas.
Pela manhã, também ocorreu uma blitz ambiental, na avenida Domingos de Almeida, com distribuição de panfletos e mudas de espécies nativas. À tarde, prossegue, no Parque da Baronesa, o recolhimento de lixo eletrônico, além de educação ambiental voltada a estudantes da rede do Município.
PRESERVAÇÃO
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 5 de junho de 1972, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de preservar os recursos naturais. O encontro ficou conhecido como Conferência de Estocolmo.