DIA DO PATRIMÔNIO : Palestra aborda Água e Religião
Dias antes de Pelotas começar a celebrar o Dia do Patrimônio – que este ano ocorre nos dias 14, 15 e 16 de agosto -, a Secretaria de Cultura (Secult) promoveu a última edição do projeto Conversas do Dia do Patrimônio de 2015.
Mediados por Francisco Pereira Neto, os palestrantes Jaime Bendjouya, Jorge Fernando Cabral, Frei Natalino Fioroti e Iyá Gisa D’Oxalá) abordaram, a temática “Água e Religião”, no Casarão 6.
O projeto, que começou no dia 15 de abril, promoveu ao todo nove palestras. A Bacia do Santa Bárbara, o Canal São Gonçalo, a modernização de Pelotas e o Remo Olímpico foram alguns dos temas debatidos ao longo de quatro meses.
O DIA DO PATRIMÔNIO
Durante três dias de programação intensa, os pelotenses terão a oportunidade de assistir apresentações artísticas, visitar os prédios históricos localizados do entorno da Praça Coronel Pedro Osório e participar de passeios externos monitorados. O objetivo é valorizar e conhecer a origem destas construções espalhadas pela cidade e incentivar que a comunidade compreenda, reconheça e valorize o patrimônio de Pelotas.
Na terceira edição, o evento vai abordar o tema “Pelotas Natural: patrimônio de águas” para destacar não só a importância da água como elemento vital, mas também da sua relação com o homem.
As atividades artísticas e culturais estarão concentradas no Mercado Central, Estação Férrea, Museu Parque da Baronesa e Praia do Laranjal, além da visitação aos prédios do Centro Histórico. A programação poderá ser estendida a estabelecimentos públicos que queiram participar do final de semana, desde que reconheçam suas atividades como patrimônio e sejam colaboradores.
Assim como as Conversas do Dia do Patrimônio, o Dia do Patrimônio é gratuito e aberto a toda comunidade pelotense.