DIA DO PATRIMÔNIO : Saiba o que significam as cores das bandeirolas dos prédios do Centro Histórico
Bandeirolas espalhadas pelo Centro Histórico marcam o início da programação, que será em diferentes pontos da cidade nos dias 19, 20 e 21 de agosto
A Prefeitura de Pelotas divulgou, nesta segunda-feira, a programação do Dia do Patrimônio 2022. Diversas atrações, como feiras livres, oficinas, exposições e apresentações artísticas, integram o cronograma de atividades do evento, que será realizado entre os dias 19 e 21 de agosto. Com o tema Vozes de Pelotas: o Patrimônio Linguístico, a edição deste ano busca ampliar o debate sobre as diferentes formas de pensar o desenvolvimento da língua, a partir de uma visão histórica e cultural.
Os pelotenses que passam pelos casarões do Centro Histórico e de diversos outros prédios da cidade já podem perceber os preparativos para o evento. Distribuídas pelo município, as bandeirolas, como são chamadas, possuem um caráter festivo e sinalizam que as atividades se aproximam. A cor de cada uma possui um significado diferente, de acordo com a condição do imóvel ou área, a fim de provocar a curiosidade e a reflexão sobre o patrimônio.
ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO DAS CORES
– Bandeirola amarela – inventariado
– Bandeirola azul – tombamento municipal
– Bandeirola vermelha – tombamento estadual
– Bandeirola verde – tombamento federal
– Bandeirola verde clara – sinalização de espaços reconhecidos como patrimônio cultural
– Bandeirola azul clara – identificação de espaços onde ocorrem atividades
CIRCUITO PEDAGÓGICO
Dentre as atrações, estão as visitações guiadas aos prédios históricos de Pelotas. A ação, intitulada como Circuito Pedagógico, é voltada a alunos das escolas públicas e privadas do município.
Para participar, as unidades educacionais devem se inscrever até terça-feira (16), pelo e-mail [email protected]. As visitas serão sexta-feira (19), das 9 às 10h e das 14 às 15h