DIA DOS MUSEUS : Pelotas não tem o que comemorar na avaliação de especialistas
No Dia Internacional dos Museus, professores e alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas não viram motivos para comemorar.
Convidados a participar de audiência pública na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Marcos Ferreira (PT), a comunidade acadêmica lamentou que, tanto em nível de país quanto de município os museus e a cultura de maneira geral sejam relegados a último lugar nas políticas públicas.
“É o desmonte da cultura e dos museus”, afirmou Noris Leal, professora do curso de Museologia, ao se referir ao fechamento do Ministério da Cultura e do Museu da Baronesa, além da promessa do prefeito de criar o Museu da Cidade, que não saiu do papel. Ela recebeu apoio da coordenadora do curso, professora Sarah Maggitti Silva.
“Esta é uma reunião funeral”, afirmou a professora Francisca Michelon. Acompanhando sua manifestação, o professor e museólogo Diego Lemos manifestou sua indignação com o fechamento do Museu da Baronesa, que ele considera um dos grandes “chamarizes” do turismo pelotense. “Recebe uma visitação enorme, mas as pessoas não estão preocupadas com isso, não vejo nada que me diga que querem colocar para funcionar. Até quando o Poder Público vai ficar voando como um disco voador?”, indagou o professor.
No aguardo de uma resposta do Ministério Público, ao qual já foi levada representação pelo fechamento, a comunidade acadêmica mantém sua preocupação com o acervo do Museu da Baronesa. Segundo a professora Andréia Bacchetini, nada demonstra o interesse da Prefeitura em mudar as condições atuais em que as peças se encontram.
Para o vereador Beto Z3, o turismo de Pelotas perde grande parte de seu interesse sem a valorização dos museus. “Os turistas vêm para conhecer nossa cultura, nossos teatros, nossos museus”.
Proponente da audiência, o vereador Marcola disse que apresentará projeto de lei criando a Semana Municipal dos Museus. Ele também acertou com professores e alunos uma ação, na próxima segunda-feira, às 14h, no Museu da Baronesa.