Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Dia Internacional da Animação é comemorado nesta terça-feira (29)

27 outubro
21:34 2013

Dia da Animação UFPelCom entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 200 cidades do Brasil e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul.

Na terça-feira (29) estudantes e professores do curso de cinema de animação da UFPel promovem em Pelotas o Dia Internacional da Animação (DIA). O evento é aberto a toda a comunidade e tem entrada franca, com classificação indicativa de 12 anos. Na sua 10ª edição, o DIA é celebrado no Brasil com uma sessão de curtas-metragens de filmes de animação nacionais (http://www.abca.org.br/dia/mostra-nacional) e internacionais (http://www.abca.org.br/dia/mostra-internacional ).

Em âmbito nacional, esta celebração ocorre em 28 de outubro, às 19h30min, com exibições em mais de 200 cidades do País. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

Em Pelotas, nesta edição, o DIA acontece em 29 de outubro, às 19h30min e após a sessão de filmes haverá um bate-papo com três realizadoras do filme “Dinoshop” (Pelotas, 2012). Tainá Nepomuceno, Francine Gonzalez e Bruna Thaís de Paula estarão à disposição para esclarecer as curiosidades do público sobre detalhes da realização de “Dinoshop”.

A Mostra Nacional 2013 conta com a exibição de filmes como “A Última Reunião Dançante”, de Lisandro Santos; “Os Invisíveis – Na Família”, de Humberto Avelar, entre outros. Na Mostra Internacional participarão filmes de Portugal, Polônia, Uruguai, Rússia, Estados Unidos, Dinamarca, França e Espanha.

O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura e ao fazer cinematográfico.

O DIA busca ainda promover a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br. A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.

 Dia Internacional da Animação em Pelotas

Terça-feira , 29 de outubro das 19h30min às 22h20min
Auditório da Faculdade de Arquitetura – UFPel
Entrada pela Rua Benjamin Constant, 1359 ou Alberto Rosa, 62
Classificação indicativa 12 anos

 Sobre o Dia Internacional da Animação

No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.

Dia da Internacional da Animação no mundo
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. (Para mais informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net/international-animation-day )

 Dia da Internacional da Animação no Brasil

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. No Brasil o evento conta com o patrocínio da Petrobras – através do Programa Petrobras Cultural – e com o financiamento do Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções