Dia Nacional reúne 1,4 mil pessoas em Pelotas
As mudanças atravessadas pela indústria construtiva chamaram a atenção dos trabalhadores e familiares durante o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) deste ano em Pelotas. O evento, realizado no Parque do Sesi, reuniu durante a tarde deste sábado 1,4 mil pessoas e registrou 7mil atendimentos, firmando-se como um referencial nas ações de responsabilidade social da indústria no município.
Planejar o futuro frente aos impactos advindos com as transformações e a importância da tecnologia e da atualização dos trabalhadores para a permanência no mercado foram motes para o trabalho desenvolvido pelo Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região e pelo Sesi/Pelotas na produção do evento através da montagem de um estande para mostrar e oferecer informações sobre técnicas construtivas como: alvenaria estrutura; steel ftrame; parede de concreto e alvenaria estrutural.
“Estamos vendo que tudo isso reflete lá nos nossos canteiros de obras. A gente tem que estar sempre por dentro dessas novidades, aprender as técnicas para sobreviver no mercado”, disse o encarregado de obras da construtora Base Investimentos, Jonas Mendes, 34 anos, ao visitar o estande das técnicas construtivas.
O DNCS deste ano também ofereceu aos trabalhadores atendimentos em saúde auditiva; dicas para alimentação saudável, através de um corredor sensorial montado pela área de Nutrição do Sesi; informações sobre cursos à distancia; cortes de cabelo; confecção de Carteira de Identidade, entre tantas outras atrações e serviços.
CERIMÔNIA – As autoridades convidadas para a cerimonia de abertura oficial também destacaram a importância da educação e do permanente aperfeiçoamento para a formação profissional. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou a parceria com o Sesi/RS para a formação de professores e a implementação da escola de turno integral na rede municipal de ensino. O presidente do Sinduscon/Pelotas, Fabrício Iribarrem, afirmou em seu pronunciamento que todos os dias são de construção social: “é nossa prioridade, enquanto empreendedores, zelar pela saúde e qualidade de vida de nossos trabalhadores nos canteiros de obras”, declarou.
Já para o gerente do Sesi/Senai, Dionizio Schutz, o DNCS 2019 primou pela qualidade dos serviços prestados e pela eficiência na logística e atendimentos, o que resultou em números positivos.
REALIZAÇÃO – Promovido em âmbito nacional pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e realizado pelo Sinduscon/Pelotas em parceria com o Sesi/Senai/RS, o evento ocorreu pelo OITAVO ano consecutivo no município e contou com mais de 50 parceiros institucionais oferecendo diversos atendimentos e serviços ao publico. A mobilização dos trabalhadores é feita através de visitas aos canteiros de obras com reuniões e entrega de convites, com antecedência de 60 dias.