dIcAs cUlTuRaIs
MARINA AO QUADRADO com show de Miro Machado (violão e voz), e John Bellomo (bateria, percussão). Programação com início às 23h, para abrir o mês de julho. Miro é mineiro e há um ano está radicado em Pelotas, onde cursa música na UFPel. Ele tem tocado em diferentes espaços e feito parcerias com vários artistas. Em julho também estará no Terça com Música do Mercado, e apresentará o show “Rizoma”. Conforme explica, trata-se de “mistura de sons. Na mesma harmonia cabem Criolo, Baden Powell, Amy Winehouse e Racionais”. Já Bellomo é baterista no grupo de reggae “Solo Fértil”, e cria móveis e utilitários artesanais através do projeto “EcoArt”. Organizadores destacam: “O repertório variado de Miro Machado, aos ritmos de John Bellomo, no espaço mais aconchegante do Porto”. O espaço Marina ao Quadrado está situado à rua Cel. Alberto Rosa, quase esquina com a rua João Manoel.
VOCÊ SABE QUEM CIA. DE TEATRO apresentará a peça “Dona Frida” em temporada na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). A montagem será exibida às 19h nos dias 1º, 2, 3, 8, 10, 15, 16 e 17 deste mês. Sinopse: “A peça se passa nos anos loucos e acompanha a vida da família de ‘Dona Frida’. Uma senhora viúva que levava uma vida bastante tranquila, até descobrir que estava sendo vítima de um plano nefasto. Nessa história, que parece mais um roteiro de radionovela, não será tão fácil assim se livrar da matriarca da família”. No elenco: Aline Cotrim; Dâmaris Cogno; Diego Carvalho; Eduarda Bento. A direção e concepção dramatúrgica, são criações de Thalles Echeverry. Na iluminação, Iago Mattos, sonoplastia de Evelin Suchard, cenário e figurinos de Aline Cotrim. A maquiagem é de Taís Galindo. O projeto conta com financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA). Classificação indicativa: doze anos. ENTRADA FRANCA.
OFICINA DE ESTAMPARIA AFRICANA – Hoje das 17h às 19h no Centro Cultural Marrabenta – rua Cel. Alberto Rosa 302 -, acontecerá oficina de estamparia com símbolos “Adinkras”. Trata-se de programação com a designer e DJ Ana Langone, que desenvolve trabalho com estamparias africanas. “#KUNTU é um posicionamento criativo. Suas ferramentas são: mãos, carimbos, tintas e histórias. Utiliza a estamparia como elemento central, descobrindo, criando e divulgando as culturas negras, através dessa arte milenar”. Para participar do evento gratuito, basta levar tecido liso de qualquer cor e tamanho, seja para a criação de turbante ou qualquer roupa de cor lisa. Na sequência, estendendo-se até 23h, música negra com o som da DJ Ana Langone. O Marrabenta está localizado na esquina com a rua 3 de Maio.
PAGODE ANOS 90 sexta no João Gilberto Bar – rua Gonçalves Chaves 430. Os sucessos de grupos como Negritude Jr, Molejo, Raça Negra e Só pra contrariar, serão interpretados por Vini Fernandes, Matheus Almeida e Choko.