DIVISA TERRITORIAL : Turuçu propõe parceria para transportar estudantes
Para tratar de assuntos comuns aos municípios de Pelotas e Turuçu, a prefeita daquela localidade, Selmira Fehrenbach, acompanhada pelo secretário de Educação, Francisco Madruga Conceição, visitou o vice-prefeito Idemar Barz, na manhã de ontem.
O transporte de estudantes de cursos técnicos e superiores, que moram nas proximidades da divisa com aquele município e nas áreas de colônia, foi tratado com prioridade.
Barz foi informado de que o município de Turuçu transportava, até o final do ano passado, 15 estudantes moradores em Pelotas, frequentadores de cursos noturnos. “Neste ano, não há lugar no ônibus”, adiantou a prefeita Selmira, acrescentando que aumentou o número de alunos que residem na sua cidade e que estudam em Pelotas, inclusive excedendo a lotação do ônibus.
A prefeitura de Turuçu mantém o transporte dos alunos dos cursos técnicos e de graduação, através de licitação. Um ônibus grande presta os serviços. A partir de agora, para atender a demanda daquela cidade, seria necessário licitar uma van. No entanto, sobrariam os moradores de Pelotas. A ideia do município vizinho é licitar um novo ônibus e a prefeitura de Pelotas, em parceria, custear a metade da despesa, garantindo o transporte para os estudantes locais que moram nas imediações de Turuçu.
O vice-prefeito solicitou orientação jurídica ao assessor especial Fábio Machado, quanto à possibilidade de convênio. Ele aconselhou Turuçu a elaborar uma manifestação formal, descritiva, por escrito, para encaminhamento a Pelotas, para que a Procuradoria Geral emita parecer, embasando o procedimento.
Aproveitando que o assunto girava em torno de parcerias e boa vizinhança, o vice-prefeito Idemar Barz informou sobre a retomada, a curto prazo, das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrientes, beneficiando as duas comunidades.
A prefeita Selmira adiantou que, na pauta do próximo encontro com Barz, deverá constar assunto relacionado às divisas entre os municípios. “Vamos manter contato com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, para redigir um novo convênio”, comentou.