DIVISÃO DE ACESSO : Chaves são regionalizadas
Prevaleceu o desejo dos clubes para que a Divisão de Acesso seja disputada por chaves regionalizadas. O congresso técnico da competição – realizado nesta segunda-feira, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre – definiu também que irão cair apenas dois times para a Série C de 2016.
O presidente da FGF, Francisco Novelletto, diz que tinha uma “outra proposta” para a competição, mas acabou cedendo ao apelo dos clubes para que as chaves fossem regionalizadas. Na primeira fase, as 15 equipes são dividas em dois grupos: um de sete times e o outro de oito. A vaga do desistente Cerâmica não será ocupada por outro clube. Os cinco primeiros colocados de cada chave passam para a segunda fase. Já o último de cada grupo cai para a terceira divisão.
A segunda etapa vai manter as chaves regionalizadas (ou seja, repetem-se os confrontos da fase anterior). Os cincos times vão se enfrentar dentro dos respectivos grupos, classificando os dois primeiros colocados para o quadrangular final.
A fase final vai apontar o campeão. Apenas um time sobe para a primeira divisão de 2016. Nas edições anteriores, três equipes acendiam ao Gauchão. A Divisão de Acesso começa no dia 1º de março e a tabela de jogos será divulgada nesta terça pela FGF. Foi mantido limite de três jogadores, que tenham disputado primeira divisão no mesmo ano, por equipe a cada jogo.
Os R$ 100 mil, que seriam repassados ao Cerâmica, vão ser destinado ao custeio da competição – incluindo, o pagamento da taxa de arbitragem. O Pelotas esteve representado na reunião pelo presidente Lúcio Barreto e pelo gerente executivo Maurício Piovesan.
Chave 1
- Rio Grande
- Pelotas
- São Gabriel
- Inter/SM
- Riograndense
- Santa Cruz
- Guarani/VA
Grupo 2
- Esportivo
- Brasil/FAR
- Nova Prata
- Glória
- Santo Ângelo
- Tupi
- São Luiz
- Panambi