Doação de mudas do Horto Municipal
O período para solicitação de mudas do Horto Municipal está aberto. Até o fim do mês de setembro, a população pode requerer através da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) a disponibilização de dez mudas de diferentes espécies arbóreas, por CPF. A ação, que compõe o programa da Prefeitura Ciclo Verde Pelotas, agora possibilita também as solicitações de forma online.
De acordo com o secretário Eduardo Schaefer, a iniciativa no formato digital amplia o alcance da doação das mudas, e, consequentemente, colabora para o plano de arborização do município. “Nossa proposta é facilitar e qualificar a informação para quem quer plantar, através da possibilidade do pedido online e do Guia de Arborização Urbana. Temos defendido a política de plantio – árvore certa no lugar certo -, que só traz benefícios à vida das pessoas”, afirmou.
Os interessados em adquirir mudas do Horto Municipal de forma online, devem realizar o cadastro de identificação e preencher o formulário de solicitação através do Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam), no seguinte link: https://pelotas.sislam.com.br/. A doação das mudas de forma presencial ocorre diretamente no Horto, localizado na rua Joana Neutzling Levien, próximo a Estação de Tratamento de Água Santa Bárbara.
PROGRAMA CICLO VERDE
O programa, lançado em junho de 2021, possui três eixos de atuação – bairro verde, compensatória verde e ação verde -, todos esses voltados para a preservação de áreas arborizadas da cidade.
O bairro verde atua no intuito de avaliar necessidades de manejo arbóreo em microrregiões da cidade. Após avaliação das equipes da SQA, caso haja necessidade, são realizadas ações de poda, supressão ou transplante das árvores. Também são feitos plantios de mudas adequadas para rearborizar o local.
O eixo compensatória verde visa reparar a retirada de árvores por parte de instituições e membros da sociedade civil. A iniciativa orienta a doação, o plantio e a manutenção de mudas por dois anos. Dessa forma, os responsáveis por compensar o dano gerado ao meio ambiente, são orientados por servidores da Prefeitura, e recebem o Guia de Arborização, com instruções para o plantio de espécies arbóreas.
Já o eixo ação verde consiste na busca de entidades do terceiro setor que, em parceria com a SQA, realizam o plantio de mudas em áreas verdes da cidade. A aproximação com entidades não governamentais tem o objetivo de tornar o meio ambiente mais agradável para todos.