DOIS RESERVAS DECISIVOS : Sousa e Matheus Lima marcaram os gols da vitória contra São José
Se em jogos anteriores, os reservas, que necessitaram entrar na equipe, deram excelente resposta, agora eles foram decisivos. Os gols foram marcados por Sousa e Matheus Lima – dois que não vinham sendo utilizados por Clemer. E desta maneira o Brasil fez 2 a 0 no São José, quebrando mais um tabu nesta temporada. Fazia 10 anos que não vencia o time da Zona Norte de Porto Alegre em jogo do Gauchão.
Clemer escolheu Sousa para substituir Itaqui, porque o volante é canhoto, forte na marcação e também tem presença ofensiva. Marcou o gol aparecendo como centroavante. Teve também presença na bola aérea na área adversária. Sua saída de campo no segundo tempo determinou que o Brasil perdesse o controle do meio-campo. Clemer teve que colocar Vacaria na partida para reequilibrar a marcação.
“Dou glória a Deus por essa oportunidade. Tive que substituir o Itaqui, que vinha ajudando muito a gente, mas entrei e procurei ajudar a equipe da melhor maneira possível”, afirmou o volante, que reconheceu que a “perna ficou pesada” no segundo tempo. Foi a primeira partida que Sousa começou como titular do Brasil.
A humildade esteve também presente nas palavras que Matheus Lima. Ele deu os méritos do gol a Eder Sciola. “Noventa por cento do gol é para ele”, afirmou, referindo-se ao cruzamento do lateral. Matheus tinha sido titular diante do São Luiz. Não foi bem e foi preterido nos jogos seguintes em favor de Robério (contra o Grêmio) e Leo Bahia (diante do São José) na missão de substituir Luiz Eduardo. Com o gol de ontem, ele voltou a ganhar força.
Para a próxima partida, sexta-feira, diante do Caxias, no Centenário, Clemer não poderá contar com Bruno Colaço e Leandro Leite, que receberam o terceiro cartão amarelo; e Eder Sciola, que foi expulso.