DRACO desarticula quadrilha que vendia e transportava droga
A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Pelotas, com apoio das DRACO de Rio Grande e de São José em Santa Catarina, e de delegacias da 18ª Região Policial, deflagrou, na manhã de ontem a Operação Becks.
Durante cinco meses, a DRACO de Pelotas, investigou grupo criminoso, que estava estruturado para o transporte e venda de maconha dos tipos Skunk e prensada, com ação em mais de cinco municípios gaúchos e também em Santa Catarina.
De acordo com as investigações, os criminosos traziam maconha prensada de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul. E enviavam maconha do tipo Skunk para o estado de Santa Catarina.
A troca das drogas ocorria porque a maconha prensada, comercializada no território brasileiro, é normalmente produzida no Paraguai, e ingressa em nossas fronteiras através dos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.
Já a maconha do tipo Skunk, ou Skank, de maior qualidade, pois apresenta maiores concentrações de THC, e, portanto, com maior valor econômico, é produzida no Uruguai, e ingressa no Brasil, através das fronteiras da região sul de do Estado com o país vizinho,
Em geral a droga estava sendo trazida a Pelotas, por traficantes dos municípios de Jaguarão e Chuí. Além de maconha, os criminosos também lidavam com drogas sintéticas.
Ao longo das investigações, foram efetuadas oito prisões em flagrante, sendo apreendidos mais de trinta quilos de maconha prensada, e mais de quatro quilos de maconha do tipo Skunk.
ECSTASY – Também houve a apreensão de aproximadamente três mil comprimidos de Ecstasy.
Com um efetivo de mais de trina policiais, foram cumpridas dezessete ordens judiciais, sendo catorze mandados de busca e apreensão, e três mandados de prisão preventiva.
Os alvos das prisões preventivas, todos de Santa Catarina, eram os responsáveis pela remessa da maconha prensada para o Rio Grande do Sul.
Conforme as investigações, eles eram responsáveis pelo envio mensal de mais de duzentos quilos de drogas para o Rio Grande do Sul.
Na deflagração da Operação Becks, foram apreendidos, com o líder do grupo criminoso, no Estado de Santa Catarina, aproximadamente dez quilos de maconha prensada, e quinhentos gramas de maconha Skunk.
Além disso, foram devidamente cumpridos os três mandados de prisão preventiva.