Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

É preciso pontuar no Serra Dourada

26 maio
08:30 2017

Brasil e Goiás estão em situação semelhante na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B

Brasil e Goiás fazem uma campanha semelhante no começo do Campeonato Brasileiro da Série B. Os dois ainda não venceram na competição e estão na “turma da parte de baixo” da tabela de classificação. Quem perder a partida de hoje, que será realizada no Serra Dourada, em Goiânia, às 21h30, irá fechar a terceira rodada na zona de rebaixamento. É muito cedo ainda para essa preocupação extrema, mas é sempre desconfortável estar no Z-4.

A diferença que separa as duas equipes é o número de jogos disputados. O time goiano jogou três vezes: duas derrotas e um empate. Isso aumenta a pressão por vitória na partida de hoje – até porque, o Goiás joga em casa. Já o Xavante disputou dois jogos: derrota por 2 a 0 para o Guarani, em Campinas; e empate por 1 a 1 com o Londrina no Bento Freitas. A soma de um ponto em Goiânia irá satisfazer os rubro-negros.

Além de pontuar, o Brasil espera apresentar evolução técnica e tática. O time não conseguiu reprisar em 2017 os bons momentos da temporada anterior. A perda de meio time titular no final do ano passado não foi ainda superada pelo Xavante. Os jogadores contratados para a Série B estão ainda em fase de adaptação ao clube. Rafinha é o único que deu resposta satisfatória de imediato e assegurou vaga entre os titulares.

Mais uma vez, o técnico Rogério Zimmermann não poderá contar com Lincoln, que segue sem condição legal de ser escalado. Até ontem no encerramento do experiente na CBF, o nome do atacante não tinha sido publicado no BID (Boletim Informativo Diário). A equipe pode ter uma modificação, que é a entrada de Nem no lugar de Elias para dar mais poder de marcação ao meio-campo.

Um desconforto muscular deve tirar o volante Leo Sena da partida desta noite. A vaga no meio-campo do Goiás deve ser ocupada por Jean Carlos, que marcou o único gol da equipe nesta edição da Série B.

Em 2016, o Brasil enfrentou o Goiás, no Serra Dourada, na quarta rodada da Série B. Empatou por 1 a 1, mas poderia ter aberto boa vantagem no primeiro tempo. Desperdiçou várias chances de gol – inclusive, uma cobrança de pênalti feita por Nena. Felipe Garcia fez o gol xavante, enquanto Raphael Lucas marcou para os goianos.

Rafinha deu resposta satisfatória nos primeiros jogos e já assegurou vaga entre os titulares do Brasil Foto: Assessoria GEB

Rafinha deu resposta satisfatória nos primeiros jogos e já assegurou vaga entre os titulares do Brasil
Foto: Assessoria GEB

Números fora de casa despencam

O Brasil já conquistou resultados expressivos fora de casa nestes últimos cinco anos. Foi como visitante que o Xavante garantiu acesso à primeira divisão gaúcha em 2013; subiu para a Série C do Brasileiro em 2014; e garantiu vaga na Série B em 2015. Só que neste ano, a equipe tem fraquejado no campo do adversário. Em oito jogo oficiais, o Rubro-Negro empatou dois e perdeu seis.

O aproveitamento fora de casa é de 8,3%. O Brasil empatou com o Juventude na primeira rodada do Campeonato Gaúcho e só voltou a pontuar como visitante na partida de despedida da Primeira Liga, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. Teve quatro derrotas pelo Gauchão; uma pela Primeira Liga e a da estreia na Série B.

A última vitória do Brasil fora de casa ocorreu há quase nove meses. Foi no dia 30 de agosto, quando bateu o Bragantino por 2 a 0 em Bragança Paulista pela 22ª rodada da Série B. São números que mostram o quanto está sendo difícil a temporada de 2017 para o grupo comandado por Rogério Zimmermann. Em todo o ano houve apenas duas vitórias – ambas pelo Gauchão contra Ypiranga e São Paulo no Bento Freitas.

Como visitante

Gauchão

Juventude 0x0 Brasil

Veranópolis 2×0 Brasil

Internacional 1×0 Brasil

São José 2×1 Brasil

Passo Fundo 2×1 Brasil

Primeira Liga

Internacional 2×1 Brasil

Fluminense 1×1 Brasil

Série B

Guarani 2×0 Brasil

*Última vitória como visitante ocorreu em 30 de agosto: 2 a 0 no Bragantino em Bragança Paulista

 

GOIÁS

Marcelo Rangel; Tony, David Duarte, Alex Alves e Carlinhos; Willians, Elyeser, Jean Carlos, Tiago Luís e Carlos Eduardo; Leo Gamalho. Técnico: Sérgio Soares.

BRASIL

Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Evaldo e Marlon; Leandro Leite, João Afonso, Bruno Lopes, Rafinha e Nem; Rodrigo Silva. Técnico: Rogério Zimmermann

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia

Data: 26/5/2017 (sexta-feira)

Horário: 21h30

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)

Assistentes: Márcio Freire Lopes (PB) e Tomaz Diniz de Araújo (PB)

Quarto árbitro: Jeferson Ferreira Morais (GO)

RODADA – Três partidas serão disputadas nesta sexta-feira pela terceira rodada do Brasileiro da Série B. Às 19h15, o lanterna Criciúma enfrenta o América/MG, no Heriberto Hülse, em Criciúma; às 20h30, o Boa joga diante do Oeste, em Varginha – interior de Minas Gerais. O terceiro jogo é o do Goiás contra o Brasil no Serra Dourada.

 

 

 

 

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções