ECO CAMPING : Área não foi liberada para ocupação no verão
Notificados pela Patrulha Ambiental em dezembro de 2014 e requerido licenciamento ambiental de operação no dia 24 do mesmo ano e mês, o camping poderá não abrir neste verão.
Normalmente, a administração do Eco Camping Municipal inicia no mês de outubro o período de reservas para dezembro, janeiro e fevereiro. No entanto, com a exigência do licenciamento, a administração não sabe se será possível abrir as portas neste verão.
Desde 2005, a administração do local é responsabilidade da Empresa Municipal do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel), através de um convênio com a Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA), que administrava o camping anteriormente.
Segundo a Eterpel, durante 40 anos o local funcionou sem licenciamento, e apenas no ano passado é que foi solicitado. Uma política para a área de preservação e esgoto encanado são alguma das exigências. A solicitação foi apresentada pela SQA.
O Eco Camping Municipal fica na av. Rubens Machado Souto, 3092, a 20 km do centro da cidade, no caminho da colônia de pescadores Z3, em frente à Lagoa dos Patos. Em meio a uma Área de Preservação Permanente (APP), os visitantes podem ter o privilégio de estar em plena Mata Atlântica.
Para garantir as atividades, o camping depende da aprovação do licenciamento ambiental de operação por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).