Diário da Manhã

segunda, 21 de outubro de 2024

Notícias

ECONOMIA SOLIDÁRIA : Projeto de Feira Virtual da Associação Bem da Terra

ECONOMIA SOLIDÁRIA : Projeto de Feira Virtual da Associação Bem da Terra
16 junho
09:34 2015

Com a finalidade de fortalecer a agroecologia familiar, os grupos de artesanato urbano e inspirar o consumo consciente, a Associação Bem da Terra desenvolve o projeto Feira Virtual.

A iniciativa tem como princípio norteador os ideais da economia solidária e do comércio justo, que busca uma prática humanitária e ecológica. Para os organizadores significa envolver e articular de forma solidária três momentos da economia: produção, distribuição e consumo.

FEIRA também é realizada junto a UCPel

FEIRA também é realizada junto a UCPel

A Rede Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário, criada em Pelotas, é um exemplo de grupo de empreendimentos que visa desenvolver a economia solidária na micro-região sul do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo servir de elo entre aqueles que constroem e abastecem a associação e seus consumidores, além de primar pela qualidade dos produtos, sustentabilidade dos processos produtivos e condições dignas para os trabalhadores envolvidos.

Reunindo 22 empreendimentos regionais que produzem solidariamente e de forma igualitária e várias entidades apoiadoras, incluindo as universidades Católica e Federal de Pelotas, a Associação Bem da Terra dispõe de uma Feira Virtual que serve de mecanismo para comercialização de produtos oriundos de empreendimentos econômicos solidários – artesanato, hortigranjeiros orgânicos, pães, sucos, laticínios, entre outros – para consumidores organizados em núcleos de consumo responsável. As encomendas são feitas entre segunda e quinta-feira de cada semana pela plataforma virtual cirandas.net e entregues no sábado, entre 14h e 18h, no Centro de Distribuição do Bem da Terra (esquina da rua XV de Novembro com Almirante Tamandaré).

Os empreendimentos da Rede Bem da Terra ofertam produtos locais, mas também são responsáveis pela vinda de mercadorias de outras regiões do país. Os núcleos de consumidores devem realizar uma “compra mínima” de R$ 60,00 por mês, valor este necessário para a manutenção do projeto e pelo processo de distribuição, que acontece nas manhãs de sábado. Há vários núcleos em atividade no momento e é possível participar de um dos já existentes ou ainda criar um novo. Mais informações pelo site: http://bemdaterra.org/content/rede-de-consumidores/ ou pelo e-mail de contato: [email protected].

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções