Diário da Manhã

quinta, 26 de dezembro de 2024

Notícias

ECULT comemora treze anos com música, literatura e feira criativa

ECULT comemora treze anos com  música, literatura e feira criativa
07 outubro
14:50 2022

Programação será dia 15 às 15h no Parque UNA

Por Carlos Cogoy

Do site para o impresso. O projeto ECULT, que está completando treze anos, começou online, e já teve 25 edições impressas, cujas edições eram mensais. A curiosidade, que contrasta com a tendência de diminuição do espaço ao formato impresso na comunicação, decorre da afinidade que o fundador e editor Deco Rodrigues, tem com o “jornal raiz”. Ele menciona:

“Sou apaixonado pelo formato impresso. É uma importante maneira de chegar ao público que ainda tem um acesso muito restrito à internet. Só não faço novas edições impressas por falta de equipe, e de aporte financeiro. Mas, está no plano, alguma edição comemorativa, se possível em 2023”. Enquanto não surge uma nova edição em papel, Deco divulga novidades, como novas editorias, e também a presença nas redes sociais: no Facebook e Twitter, acesse @ecult, já no Instagram @ecultnews, ou @ecult.ex. O site é ecult.com.br. Contatos via WhatsApp: (53) 9 8115.6720.

EXPANSÃO – Ao retornar à cidade, para criar o filho mais próximo à família, Deco recorda que, entre 2007 e 09, esteve à frente do site “narua.net”. A parceria com o amigo Jeferson Sigales, era voltada a apresentações musicais. Gradativamente, no entanto, também ampliou o repertório de temas. Com o aumento da demanda, houve a ideia de um espaço direcionado à cultura. Assim, em outubro de 2009, surgiu o site ECULT. “Em 2011, com o Ecult já bem conhecido na cidade, Rafael Dutra, colega da empresa em que eu trabalhava, na época cursando administração, me propôs uma sociedade e juntos pedimos demissão para dedicação total ao Ecult. Foi quando aprovamos um projeto no Procultura, e começamos também a co-produzir e produzir eventos culturais. No final de 2012, agora um grande amigo e parceiro, o Rafa aceitou uma ótima proposta em uma grande empresa, onde segue até os dias atuais”.

NOVIDADES – A família é pelotense, mas Deco nasceu em Arroio Grande. Após a adolescência em Pelotas, foi residir em Guaíba e trabalhar em Porto Alegre, onde permaneceu por dez anos. No retorno a Pelotas, trabalhou na Associação dos Criadores de Cavalos Crioulos, e também na espaço Dom da Palavra. Com o Ecult, consolidando-se na difusão de eventos culturais, ele observou que, além de Pelotas, também era expressiva a conexão com leitores da região, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A aceitação, porém, não resulta em expressivo retorno financeiro. Mas, o projeto mantém-se e tem novidades. Além de ampliar os segmentos e editorias, bem como colaboradores, também será um laboratório para estudantes de jornalismo da UFPel. Deco explica: “O Ecult aprovou junto ao Jornalismo da UFPel, um projeto de extensão, onde atualmente quatro estudantes do curso estão produzindo matérias culturais, além de uma parceria com o Em Pauta, outro projeto de extensão da UFPel. Também estão chegando novos colaboradores da comunidade cultural, para produção de artigos. Atualmente as principais editorias são: artes plásticas; artes visuais; literatura; música; e as vertentes de cada um destes setores, além de turismo e cidade, onde publicamos temas diversos, como ecologia, empreendedorismo e saúde”.

OFICINA – Integrando a programação dos treze anos, no dia 22 de outubro, será realizada uma oficina com integrantes do site porto-alegrense nonada.com.br.

Comentários ()

Seções