Editorial – 36 ANOS
As últimas décadas foram cenário das modificações mais profundas que a sociedade humana viveu ao longo de sua história. O DIÁRIO DA MANHÃ, que nasceu em 1979, foi testemunha – ao longo dos seus 36 anos de circulação – dos fatos que influíram nessas transformações e de suas consequências.
Norteado por um programa de trabalho sempre inovador, o DIÁRIO DA MANHÃ adquiriu um patamar de modernidade que o coloca numa posição entre os maiores jornais do interior gaúcho. Não foi uma tarefa fácil. O jornal cresceu em uma época difícil, num tempo nada favorável ao desenvolvimento de uma imprensa sem amarras primando por uma linha editorial independente, contemplando a todos os segmentos da comunidade além de uma vigilância permanente pelo respeito dos direitos humanos.
O DIÁRIO DA MANHÃ, desde a sua fundação em 24 de Junho de 1979, buscou ser verdadeiramente o veículo permanente do espírito comunitário, um órgão de imprensa que efetivamente se dispusesse a refletir e a interpretar a sua própria realidade, um jornal em que os pelotenses e a comunidade dos municípios da região, se reconhecessem nele, sem descuidar o fato de que vivemos em uma aldeia global, onde todos os acontecimentos devem ter o seu próprio espaço, quando, para o bem ou para o mal interessam aos leitores.
Não foi uma tarefa fácil. Mas, com muito vigor e novos planos para o futuro, aqui estamos completando 36 anos de circulação.
Ao fazer este balanço, movem-nos o orgulho e a consciência do dever cumprido. E, obviamente, a certeza de que temos um papel a desempenhar no futuro de Pelotas e desta região. Somos um jornal comprometido com valores éticos. Respeitamos o passado, mas nossos olhos e nossas mentes estão voltados para o futuro, que queremos mais imparcial e igualitário para a nossa comunidade.
Sabemos que, em jornalismo, parar é se distanciar da realidade, que está sempre em movimento. Amadurecendo e aprendendo com nossos próprios erros, estamos nos preparando para ultrapassar os próximos degraus e os novos anos, no qual continuaremos servindo Pelotas e a Região, assim como o Rio Grande e o Brasil com ainda maior competência, lealdade e dedicação. Assim agindo, teremos certeza de que muitos outros aniversários estaremos festejando, ao lado de nossos prezados leitores, assinantes, anunciantes, colaboradores e amigos.