Eduardo e Paula visitam o Centro de Vacinação de Pelotas
Durante o 89ª drive-thru da vacinação contra a Covid-19, em Pelotas, nesta sexta-feira (23), o governador Eduardo Leite visitou os pavilhões do Centro de Eventos, junto da prefeita Paula Mascarenhas, e acompanhou o processo de imunização. Na visita, Eduardo também conversou com a população, profissionais de saúde e voluntários envolvidos no trabalho de vacinar os cidadãos pelotense.
A data foi destinada ao grupo de pessoas com 31 anos ou mais. Na oportunidade, o governador elogiou a organização do drive-thru e garantiu que até o dia 7 de setembro deste ano, toda população gaúcha acima de 18 anos estará imunizada, com pelo menos a 1ª dose da vacina.
“O Centro de eventos nunca recebeu uma atividade tão nobre quanto a de salvar vidas. Que bom que estamos conseguindo avançar na vacinação e no dia 7 de setembro vamos dar o nosso grito de independência, com a 1ª dose para pelo menos toda população adulta”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
A prefeita Paula também comemorou o fato de o processo de vacinação na cidade estar avançando e agradeceu a parceria com o governo do Estado, principalmente pelo repasse das doses do imunizante.
“Acho que o Rio Grande do Sul está dando exemplo para o Brasil. Aqui em Pelotas mais de 50% da população está imunizada e eu só tenho a agradecer a todos que de alguma maneira ajudam neste processo”, destacou a gestora do Município.
Também acompanharam a visita ao Centro de Vacinação Municipal, o deputado federal Daniel Trzeciak, e o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, também deputado estadual, Luiz Henrique Viana – ambos do PSDB.
Imunização nesta sexta-feira
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1.797 pessoas foram beneficiadas com a proteção ao vírus até às 15h30min desta sexta-feira.
No drive, o primeiro pelotense a receber a dose do imunizante foi o Marcos Nicolau de 31 anos, que estava ansioso e chegou ao local às 5h30min, quando o dia nem havia clareado ainda. “É um alívio, uma segurança a mais para tentar seguir a vida tomando os cuidados”, afirmou. Junto com ele, 850 cidadãos já haviam sido vacinados até o meio da tarde.
Já nos bairros, as doses foram destinadas para completar o esquema vacinal de 947 pessoas que fazem parte do grupo de portadores de deficiência permanente, que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), e pessoas com as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação, com idades entre 59 a 54 anos, além de pacientes com doença renal crônica e Síndrome de Down, da faixa dos 18 anos 59 anos.
Imunização continua
Neste sábado (24), será a vez dos pelotenses com 30 anos ou mais. Quem tem essa idade ou mais poderá ir até o Centro de Eventos para ter acesso à 1ª dose da proteção. As equipes de vacinadores estarão aguardando no local, das 9 às 17h.
Confira como fica o cronograma de vacinação
Drive-thru
Centro de Eventos, das 9 às 17h – com entrada pela avenida Pinheiro Machado
– Sábado (24) – 1ª dose para 30 anos ou mais
Bairros – das 10 às 15h
– Segunda-feira (26) – 2ª dose para quem recebeu a 1ª dose em 13 e 14 de maio
* deficientes permanentes com BPC de 59 a 40 anos
* pessoas com comorbidades definidas de 59 a 40 anos
– Terça-feira (27) – 1ª dose para 31 anos ou mais
– Quarta-feira (28) – 1ª dose para 30 anos ou mais