Eduardo propõe alternativa para impasse de Iemanjá
O prefeito Eduardo Leite reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 22 de janeiro de 2014, com representantes da Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afrobrasileiros para tentar uma saída ao impasse sobre a festa de Iemanjá deste ano.
Eduardo, que consultou o Ministério Público sobre alternativas para que fosse permitida a instalação de barracas na Área de Proteção Permanente (APP) no Balneário dos Prazeres, propôs ao grupo a permissão para que sejam armadas as barracas de sexta, dia 31 de janeiro, à manhã de segunda-feira, dia 3 de fevereiro, especialmente para o descanso de crianças e idosos, que assim ficarão próximos aos trabalhos e às famílias. Os gazebos e tendas já estavam permitidos nas áreas indicadas pela prefeitura.
Dessa forma, o prefeito propõe uma solução que concilia a necessidade dos cultos religiosos sem prejudicar a preservação da APP. O representante da Federação, João Ivo, considera viável a alternativa, que será levada para a avaliação da diretoria. Um novo encontro será marcado para os próximos dias.
Participaram também da reunião a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o representante dos umbandistas Lúcio Janes e a antropóloga e secretária da Federação, Isabel Campos.