EDUCAÇÃO AMBIENTAL : Projeto Conhecer para Preservar será aplicado
Além do projeto Prá, Pré, Pri, destinado a crianças que frequentam turmas de Pré I e II, o Departamento de Educação Ambiental está pronto para aplicar metodologia criada recentemente – Conhecer para Preservar -, voltada a alunos do 1º ao 9º e a visitantes da praça Modelo, à rua Professor Paulo Marcant Gonçalves, bairro Três Vendas.
Conhecer para Preservar foi idealizado a partir da proposta de transformar a simples curiosidade das crianças em real interesse pela preservação do meio ambiente. O projeto, assim como o Prá, Pré, Pri, também envolve atividades lúdicas para despertar o interesse para observação e cuidados com questões ambientais.
COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO
O projeto é direcionado a grupos com cerca de 20 participantes. As atividades envolvem recreação; conscientização ambiental no trânsito, a cargo da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT); monitoramento de aves silvestres, com orientação do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (Nurfs) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da UFPel; apresentação de plantas e sua importância; animais peçonhentos; animais silvestres e em extinção; destinação de resíduos sólidos; separação dos lixos orgânico e reciclável.
A UFPel, através do Nurfs-Cetas, e a STT são parceiras do projeto Conhecer para Preservar, que visa à complementação da educação formal, promovida na escola, sobre o meio ambiente e sua ligação com a qualidade de vida.