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quarta, 25 de dezembro de 2024

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EDUCAÇÃO : Cresce a adesão ao ensino híbrido em Pelotas

EDUCAÇÃO : Cresce a adesão ao ensino híbrido em Pelotas
15 outubro
09:08 2021

Pouco depois de completar um mês do retorno do último grupo da rede municipal às atividades escolares presenciais, a adesão dos estudantes ao sistema híbrido apresenta crescimento nos últimos dias. Conforme controle da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), cerca de 30% dos 28.752 alunos matriculados em 2021 já estão frequentando as salas de aula em Pelotas.

São crianças e adolescentes de diferentes anos escolares e localidades do Município. Júlia Ferreira já vê com mais tranquilidade o retorno da filha de 15 anos, Gianelli Xavier, ao convívio escolar. “No começo, preferimos esperar um pouco para ver como ficaria a situação. Avaliamos bem e, agora, tanto eu como ela estamos mais seguras com o retorno”, comentou. A estudante voltou às atividades presenciais do 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio, no começo do mês, com muita expectativa. “Eu estava com muita vontade de voltar. Senti muita falta dos colegas e, na aula, a gente aprende mais, ouve o professor, é bem melhor”, detalhou.

Percorrendo a escola, não faltam relatos de jovens empolgados com a retomada. Quem também está bastante entusiasmado com o retorno das aulas presenciais é o estudante do 6º ano, Samuel Soares, que não via a hora de voltar. “Eu estava ansioso para voltar para o colégio, para ver o que tinha de novo. Sentia falta de copiar, de fazer as atividades com a professora. Agora, a gente está recuperando, revisando tudo. Estou gostando muito de voltar, não falto nenhum dia de aula”, descreveu.

Crescimento do ensino híbrido

Só na Emef Francisco Caruccio, no bairro Pestano, o número de estudantes em aulas presenciais cresceu significativamente, após o retorno oficial, e já chega a mais de 20% dos alunos matriculados. Na primeira semana do retorno, eram 27 estudantes dos anos iniciais e 21 dos finais. Atualmente, esse número chega a 98 estudantes dos iniciais e 111 nos anos finais, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que começou com seis estudantes e agora são 31. Para a próxima semana, outros 30 alunos retornam às atividades presenciais. A escola tem 1.168 estudantes matriculados.

Em outros educandários, a adesão também foi expressiva desde o começo, como na Emef Waldemar Denzer, localizada na Colônia Aliança, no 4º distrito de Pelotas. Do total de 158 alunos, cerca de 76% estão frequentando o sistema híbrido. A diretora Kátia Griep atribui essa adesão a três fatores. “Nós sempre percebemos o desejo de voltar, por parte dos estudantes, e tanto os pais quantos os alunos viram, com a pandemia, a importância e a diferença que faz o professor em sala de aula, já que a nossa comunidade escolar valoriza muito o que é feito dentro da escola, além das dificuldades para aulas remotas, como acesso à internet na localidade. E, por fim, a segurança identificada pelos pais nos protocolos que adotamos”, descreveu Kátia.

Perspectiva de mais crescimento 

O retorno escolar no sistema híbrido tem sido cada vez mais constante, à medida que as famílias dos estudantes se certificam das ações e protocolos implantados em toda a rede para segurança de todos. Conforme a secretária municipal de Educação e Desporto, Adriane Silveira, esse crescimento já é expressivo e a expectativa é que aumente ainda mais. “Iniciamos as aulas com 10% de alunos da rede e, no momento, temos 30% em atividade presencial. Seguimos trabalhando para que possamos chegar ao maior número possível de estudantes aprendendo com segurança, em nossas escolas, até o fim do ano”, manifestou.

Percepção de professor

Na semana que também marca o Dia do Professor, comemorado dia 15 de outubro, a retomada das atividades presenciais, dentro das condições que a realidade atual exige, tem sido vista pela docente Jéssica Hencke como fundamental. “Com a retomada, temos que fazer dois planejamentos: um para o presencial e outro para o remoto, mas está sendo muito positivo para todos. Senti muita falta do convívio diário com os colegas e alunos, das trocas e interações, da presença, de estarmos juntos. E, agora, estamos retomando isso tudo”, destacou a professora que atua com os anos iniciais e finais na Emef Francisco Caruccio.

Trabalho para combater a evasão

Levantamento recente da Smed, realizado em metade das escolas da rede municipal, identificou que, pelo menos, 417 estudantes não contataram a escola onde estão matriculados, e não estão frequentando nenhuma das modalidades de ensino oferecidas até então. Preocupado com essa situação e atuando para resgatar esses alunos, o Município aderiu ao programa Busca Ativa Escolar, do Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef). Essa iniciativa pretende mapear e buscar os alunos que estão fora da escola nesse momento, bem como fortalecer as redes de apoio e fomentar programas socioeducativos.

Sistema mescla aulas presenciais e remotas e já atinge 30% dos matriculados na rede municipal em 2021

“Além de aderirmos à plataforma Busca Ativa Escolar da Unicef, criamos um Comitê Gestor intersetorial, unindo a Smed e as secretarias de Saúde e de Assistência Social, no trabalho de busca ativa das crianças e adolescentes que estão fora da escola. Estamos trabalhando em parceria e compartilhando dados e informações entre as escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs),  Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializados em Assistência Social (Creas), Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e de Interesse Público (OSCIPs) para o registro de público que está fora da escola e, também,  na identificação do provável motivo dessa infrequência”, detalhou a titular da Educação.

A partir da análise e da autenticação dos casos compartilhados por esses órgãos e instituições, o Comitê Gestor faz os encaminhamentos necessários ao retorno desses alunos à escola.

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